Voltar                        Continuar 


Página criada  em:    13/Out/2014

                                                                                                                                       Futebol  (Memória)


 

     Filatelia -  Copas do Mundo -  De 1930 a 1969

     Nota: Todos as imagens  são de selos que  pertencem ao Autor.      

================================================================================================================================================= |

      Copa do Mundo de 1930   (Uruguai)

      Nenhum país emitiu selo comemorativo a essa competição, nem mesmo o Uruguai  que foi o país-sede.  O titulo de campeão ficou com  o Uruguai e a Argentina em 2o. lugar.  Nota:  Em anos posteriores,  alguns países emitiram selos relacionados  a Copa do Mundo de 1930; entre eles tivemos:

-    Em 1966, a Hungria - por ocasião da Copa do Mundo da Inglaterra  -  emitiu um selo,  destacando   o jogo  da decisão de 1930  entre Uruguai (4) e Argentina (2).   

-   Em 1978,  a Coréia do Norte  -  por ocasião da Copa do Mundo da Argentina -  emitiu   um selo, destacando o Uruguai como campeão de 1930 e 1950 (selo mostrado abaixo). 

-    Em 1980,  o Uruguai emitiu selos comemorativos  pela passagem  de 50 anos da  conquista do título de 1930.

                                                                                   Coréia do Norte (selo de 1978)

     

               

================================================================================================================================================ |

    Copa do Mundo  de 1934   (Itália)                        

       Somente a Itália (e suas possesões)  lançaram  diversos  selos comemorativos ao evento.   O titulo de campeão ficou com  a   Itália  e  a  Tchecoslováquia em 2o. lugar.   Nota:  Em anos posteriores,  alguns países emitiram selos relacionados  à Copa do Mundo de 1934; entre eles tivemos:

-    Em 1966, a Hungria - por ocasiao da Copa do Mundo da Inglaterra  -  emitiu  o selo mostrado abaixo, destacando   o jogo  da decisão de 1934  entre Itália (2)  e Tchecoslováquia (1). 

-    Em 1978,  a Coréia do Norte   -  por ocasião da Copa do Mundo da Argentina - emitiu um  selo,  destacando a Itália como campeã de 1934 e 1938  (selo mostrado abaixo). 

                                    Hungria  (selo de 1966)                                                                                    Coréia do Norte (selo de 1978)

 

2

=================================================================================================================================================

   Copa do Mundo  de 1938  (França)                        

       Somente a França que foi o país-sede  lançou  selo comemorativo ao evento, porém o   governo francês emitiu apenas  1 (um)  selo.  A  Itália ficou com o título e a  Hungria  em  2o. lugar  .  Nota:  Em anos posteriores,  alguns países emitiram selos relacionados  a Copa do Mundo de 1938; entre eles tivemos:

 -    Em 1966, a Hungria - por ocasiao da Copa do Mundo da Inglaterra  -  emitiu  o selo mostrado abaixo,   destacando   o jogo  da decisão de 1938  entre Itália (4)  e Hungria (2).  

  -    Em 1978,  a Coréia do Norte   -  por ocasião da Copa do Mundo da Argentina - emitiu um  selo,   destacando a Itália como campeã de 1934 e 1938  (selo mostrado abaixo). 

                                    Hungria  (selo de 1966)                                                                                    Coréia do Norte (selo de 1978)

 

 

================================================================================================================================================

Copa do Mundo  de 1950 (Brasil)                          

Somente  o  Brasil  que foi o país-sede  emitiu  3 (três)  selos comemorativos ao evento (mostrados abaixo). O título de campeão ficou com o Uruguai e o Brasil em 2o. lugar.  Nota:  Em anos posteriores,  alguns países emitiram selos relacionados  a Copa do Mundo de 1950; entre eles tivemos:

 -     Em 1966, a Hungria - por ocasiao da Copa do Mundo da Inglaterra  -  emitiu  o selo mostrado abaixo,   destacando   o jogo  da decisão de 1950  entre  Uruguai (2) e Brasil (1). 

-    Em 1978,  a Coréia do Norte   -  por ocasião da Copa do Mundo da Argentina - emitiu um  selo ,  destacando o Uruguai   como campeão de 1930 e 1950  (selo mostrado abaixo). 

   Brasil (selos de 1950)                                                                                                                                           

 

     

   Hungria  (selo de 1966)                                                                                    Coréia do Norte (selo de 1978)

     

================================================================================================================================================

Copa do Mundo  de 1954 (Suíça)                          

 Somente a  Suíça que foi o país-sede  lançou  selo comemorativo ao evento, porém o   governo  suíço  emitiu apenas  1 (um)  selo.  O titulo de campeão ficou com a Alemanha Ocidental (RFA) e  a Hungria em  2o. lugar. Nota:  Em anos posteriores,  alguns países emitiram selos relacionados  a Copa do Mundo de 1954; entre eles tivemos:

 -     Em 1966, a Hungria - por ocasiao da Copa do Mundo da Inglaterra  -  emitiu  o selo mostrado abaixo, destacando   o jogo  da decisão de 1954 entre Alemanha Ocidental (RFA) (3)  e Hungria (2).   

-    Em 1978,  a Coréia do Norte   -  por ocasião da Copa do Mundo da Argentina - emitiu um  selo ,  destacando a Alemanha Ocidental (RFA) como campeã de 1954 e 1974  (selo mostrado abaixo). 

                                 Hungria  (selo de 1982)                                                                                                                        Coréia do Norte (selo de 1978)

 

 

======================================================================================================== =======================================

Copa do Mundo  de 1958  (Suécia)                          

 A Suécia que foi o país-sede  lançou  vários   selos comemorativos ao evento.  O titulo de campeão ficou com o Brasil e a Suécia em 2o. lugar.   Notas:  1)   Neste ano, diversos países emitiram selos comemorativos, entre eles  a  Tchecoslováquia e  a Uniao Soviética (URSS) que emitiu os selos mostrados abaixo. 2) Foi a 1a. participação da União Soviética em uma copa do mundo.

-   Em 1959, o Brasil  emitiu    um   selo    comemorativo  pela  conquista do título (mostrado abaixo).

-     Em 1966, a Hungria - por ocasiao da Copa do Mundo da Inglaterra  -  emitiu  um  selo,     destacando   o jogo  da decisão de 1958  entre  Brasil (5) e Suécia (2) . 

-  Em 1970 ,  o Brasil  -    por ocasião da Copa do Mundo do México  -   emitiu outro selo comemorativo à conquista do título de 1958 (mostrado abaixo). Também em 2000 e 2002,  o Brasil   emitiu  selos comemorativos à conquista do título  de 1958. Ver esses anos.

-   Em 1978,  a Coréia do Norte   -  por ocasião da Copa do Mundo da Argentina - emitiu um  selo ,  destacando  o Brasil como campeão  de 1958, 1962 e 1970  (selo mostrado abaixo). 

 

        Brasil (selo de 1959)                              Brasil (selo de 1970)                                                                        União Soviética (selos de 1958)                                   

 

           Coréia do Norte (selo de 1978)

       

================================================================================================================================================

Copa do Mundo  de 1962  (Chile)                          

 O Chile  que foi o país-sede  emitiu  apenas  1 (um)  selo comemorativo ao evento.  O titulo de campeão ficou  com o Brasil e  a Tchecoslováquia  em 2o. lugar.  Nota:    Neste ano, diversos países emitiram selos comemorativos, entre eles:  Albânia,  Tchecoslováquia,  Bulgária,  Hungria,  Paraguai  e   Mongólia.    Um dos selos emitidos pela Mongólia é mostrado abaixo. 

-   Em 1963,  o Brasil  emitiu  um   selo  comemorativo devido à conquista do título (mostrado abaixo).   Também em 2000 e 2002,  o Brasil   emitiu  selos comemorativos à conquista de 1962. Ver esses anos.

-     Em 1966, a Hungria - por ocasiao da Copa do Mundo da Inglaterra  -  emitiu  um  selo,     destacando   o jogo  da decisão de 1962   entre  Brasil (3) e Tchecoslováquia  (1) . 

-    Em 1978,  a Coréia do Norte   -  por ocasião da Copa do Mundo da Argentina - emitiu um  selo ,  destacando  o Brasil como campeão  de 1958, 1962 e 1970  (selo mostrado abaixo). 

 -  

                  Mongólia (selo de 1962)                             Brasil (selo de 1963)                                                       Coréia do Norte (selo de 1978)

 

================================================================================================================================================

Copa do Mundo  de 1966  (Inglaterra)                          

 A Inglaterra  que foi o país-sede  emitiu   vários   selos  comemorativos ao evento.  O titulo de campeão ficou com a Inglaterra e a Alemanha Ocidental (RFA) em 2o. lugar.   Nota:    Neste ano, diversos países emitiram selos comemorativos, entre eles a União Soviética (URSS) que emitiu os selos mostrados abaixo.

-      Em 1966,  a Hungria - por ocasião da Copa do Mundo da Inglaterra  -  emitiu vários selos comemorativos, relembrando as partidas finais  das copas do mundo anteriores. Alguns desses  selos estão mostrados nas resenhas dessas copas. 

-     Em 1978,  a Coréia do Norte   -  por ocasião da Copa do Mundo da Argentina - emitiu um  selo ,  destacando  a Inglaterra  como campeã   de  1966    (selo mostrado abaixo).   

      União Soviética (selos de 1966)                                                                             Coréia do Norte (selo de 1978)

 

   



   Voltar      Continuar