Voltar 

                   História  do  Rádio  -  RS

                        (1924  -  1960)


Cronologia dos Fatos

07/Set/1924

Ocorre a 1a. transmissão de uma emissora de rádio no Rio Grande do Sul. O  nome da emissora  era  Rádio Sociedade Rio-Grandense (RSR).  A emissora era mantida pelo pagamento de mensalidades de seus sócios.  O aparelho transmissor  foi trazido de Buenos Aires por Edison Ganzo e  Evaristo Bicca adquirido com a colaboração de  Alberto de Brito e Cunha.  Em 21 de setembro a emissora foi ouvida em São Leopoldo e Cruz Alta. Em 23 de outubro fez uma transmissão diretamente do Teatro São Pedro. Notícias dessa  emissora só voltaram a ser feitas  em pela imprensa da  capital em  abril/1925, deduzindo-se disso  que as transmissões só ocorreram no período setembro-novembro/1924.   

Notas:  1)   Na época não se pensava ainda   em fazer  das  emissoras de rádio  um veículo de comunicação comercial. A  emissora pertencia a um  clube e sua finalidade era  transmitir  notícias, músicas, cultura, educação, etc.  via ondas de rádio para o associados do clube que eram os únicos que   possuiam  os rádio-receptores. 2)  Na época, quem possuia  aparelhos receptores  já   ouviam as emissoras de fora, já existentes na Argentina, no Uruguai e no  Rio de Janeiro. (1) 3)  A 1a. emissora do Rio de Janeiro,  a  Rádio Sociedade do Rio de Janeiro - SQ1A, de Edgard Roquette Pinto, foi  fundada  em   20 de Abril de 1923 . (23)  .        

21/Set/1924

A empresa  Byington & Cia. Ltda, localizada  no centro de Porto Alegre,  anuncia  no Correio do Povo que brevemente estará disponibilizando aparelhos de radiotelefonia  da marca RCA (Radio Corporation of America). Dia 28  novo anúncio no mesmo jornal  da mesma empresa apregoa que  os aparelhos receptores podem ouvir as  emissoras de  Buenos Aires e Rio de Janeiro. (1)

   23/Set/1924

O Correio do Povo anuncia que um aparelho receptor foi  instalado em Santa Maria e recebeu transmissões oriundas de Buenos Aires; de igual modo refere  que foi instalado um   aparelho receptor em Cruz Alta.  (1)

07/Dez/1924

O Correio do Povo anuncia que  um aparelho  receptor de rádio está exposto  na vitrina da Livraria do Globo, informando que é de fabricação nacional, porém com algumas peças importadas. Na edição dia 10, o mesmo jornal informa que  aparelho em questão era construído em Porto Alegre de marca RD1 e que  permitia  sintonizar emissoras diferentes. Nota:  Deduz-se  dessa última  notícia (dia 10) que  os aparelhos receptores à  venda eram de 2 ou 3 válvulas, pois  o anúncio já  admitia que  estavam em fase  de construção  aparelhos mais potentes, de  4 válvulas. (1)

02/Mar/1925

O Correio do Povo anuncia que outros  aparelhos receptores de rádio estavam sendo  fabricados em Porto Alegre pela firma Rádio Oficina, de Notari & Tambellini. (1)

30/Mai/1925

O jornal  A Opinião Pública, de Pelotas  apresenta anúncio da Casa Dayton, oferecendo aparelhos receptores capazes de ouvir transmissões de emissoras de  rádio  Buenos Aires, Montevideo e Rio de Janeiro. (1) 

06/Jun/1925

Nessa data,  figuras  da sociedade pelotense  reunem-se  na "Bibliotheca Pública"  e elegem a primeira diretoria daquela que seria  algum tempo depois,  a   Sociedade Rádio Pelotense. Essa  diretoria  era  composta por Baldomero Trápaga Y Zorilla (presidente), Alexandre Gastaud, Arthur Assumpção, Alfonso Gastal, Tobias Sica, Bazileu Azeredo e Antônio Nogueira Filho. Estas informações foram publicadas no Diário Popular em 9 de junho de 1925. Outro jornal de Pelotas na época, A Opinião Pública, registra que a fundação propriamente dita só ocorreria a 8 de agosto daquele ano.  

   25/Ago/1925

Ocorre a 1a.  transmissão da    Sociedade Rádio Pelotense, de Pelotas.   O primeiro "speaker" (locutor)  foi Alberto Gomes, que pronunciou as seguintes palavras:  "Alô senhores ouvintes da Sociedade Rádio Pelotense, de Pelotas. Tenho o prazer de inaugurar o programa desta emissora, fundada por um tríade de cidadãos que tiveram a idéia do empreendimento e assim vamos procurar, já que não temos a prática necessária para o mister de um speaker...".  

Notas:  1)  A "Pelotense"   ocupava  a posição de quinta emissora mais antiga criada no país e  nessa época é  a única emissora do  Rio Grande do Sul, visto que a   "RSR"  (ver 07/Set/1924)  já tinha deixado  de  funcionar.   2) Inicialmente, a Pelotense operou com um transmissor montado por Alexandre Gastaud, técnico francês com conhecimentos de eletricidade e eletrônica. Ele construiu também uma série de receptores de sintonia fixa que eram alugados aos radiouvintes pela taxa mensal de 25 mil réis.   3) Conforme três pesquisadores da história do rádio gaúcho - Octavio Augusto Vampré, Sérgio Roberto Dillemburg e Luiz Arthur Ferraretto -   a  Sociedade Rádio Pelotense  surge no cenário radiofônico depois do efêmero desempenho da Rádio Sociedade Rio-grandense (RSR), de Porto Alegre, iniciativa do capitalista espanhol naturalizado uruguaio Juan Ganzo Fernandes, que tinha negócios no Rio Grande do Sul e Uruguai.

1926   

A  rádio   "Pelotense"  começou a transmitir informações esportivas. Segundo  informa    comerciante Ernani Ramos Lages, que morreu em 2001, aos 92 anos, em Rio Grande, "Eu mesmo transmitia as informações pelo telefone. Futebol não se irradiava como hoje, eram apenas poucas informações passadas aos ouvintes no decorrer da partida e o resultado final", lembrou Lages.  Nota:   Em 1953, a    Rádio Sociedade Pelotense  passa a pertencer  à  família Sica, sendo  mais tarde foi transferida para o  Grupo Fonseca Júnior,  de Pelotas.

08/Fev/1927

Constituição da Rádio Sociedade Gaúcha - PRA Q.  Foi a   1a.  emissora de rádio comercial de Porto Alegre e a 3a. do estado do  Rio Grande do Sul, depois da  RSR e  da Sociedade Rádio Pelotense. Nota:  Quando  a Rádio Sociedade Gaúcha foi inaugurada,  apenas a Sociedade Rádio Pelotense estava em operação, a SRS já nao funcionava mais.

19/Nov/1927

Inicio das  transmissões da  Rádio Sociedade Gaúcha - PRA Q.  O   estúdio ficava localizado  no  6o.  andar  do edifício do Grande Hotel, na esquina da R.  Paysandu (atual R. Caldas Júnior) com a R. dos Andradas.   A aparelhagem resumia-se a um transmissor de 50  watts  que, embora de baixa potência, cobria a cidade inteira, uma vez que,  na época,  era a única emissora em operação na capital.   (1)(2)(16) . 

 Notas 1)  Em 1929 passou a transmitir  de um prédio ao lado  da Farmácia Carvalho, na R. dos Andradas, em frente à Pça.  da Alfândega,    já  com a potência de 250 watts.  (23) .    2)  Maiores detalhes sobre o inicio das atividades dessa  emissora  podem  ser   obtidos  nas refs. (1)(2),  (16)  e (23)

NOTA:  Para maiores informações sobre os acontecimentos que resultaram na formação da Radio Gaúcha, ver texto de Ivan Dorneles Rodrigues  >  RG - IDR 

  19/Nov/1931   

Nesta data   ocorre a 1a. transmissão de uma partida de futebol realizado no Rio Grande do Sul.  A emissora  que transmitiu foi   a Rádio Sociedade Gaúcha, utilizando o prefixo PRAG,  com  locução  de  Ernani Ruschel.  O jogo foi  no  Estádio da Baixada, localizado no bairro Moinhos de Vento, com a vitória do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense por 3 a 1 frente à Seleção do Paraná.  (1)  e (25)

  Fev/1932   

A  Rádio Sociedade Gaúcha fazia sua primeira atividade radiofônica  fora da capital, irradiando o discurso inaugural da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

  23/Jul/1932 

A Radio Sociedade Gaúcha  passa a transmitir desde a Pça. José Montauri, no bairro Moinhos de Vento. Para tanto foi construida uma torre  de 50 metros de altura em estrutura de madeira para instalar a antena no seu topo. (1)  

 Nota:  A foto abaixo, conseguida na Internet,  mostra  2 antenas no local; possivelmente essa foto seja de uma data posterior.  2) A construção que aparece entre as duas torres é da companhia distribuidora de água encanada que atendia a cidade de  Porto Alegre. Na época essa empresa distribuidora era chamada Hidraulica Porto-Alegrense. Depois de sofrer outras alterações de nome, em 1961  passou a denominada DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos). As instalações dessa distribuidora de água ficam  na R.  24 de Outubro, nas imediações da praça citada. 

 

  07/Jul/1933 

Data da fundação da  Rádio Cultura,  de Pelotas.  (11).  

  27/Out/1934  

Data da fundação da  Rádio Difusora Porto-Alegrense - PRF9,  de Porto Alegre,   com  potência de 500  watts.  A iniciativa coube a  Arthur Pizzoli, gerente da Casa Coates.  O estúdio era localizada na galeria  junto ao Bar Florida,  na R. dos Andradas.   Maiores detalhes sobre o  início das atividades e acontecimentos relacionados  a  essa  emissora  pode ser  encontrada na ref.  1.  Sobre a história  vivida  por  essa  emissora ver  ref. 19Nota:   Essa   loja era a representante para o estado das geladeiras  Frigidaire e  dos receptores  de rádio marca Philco. (1) . Ver abaixo  anúncio da geladeira  Frigidaire na Revista do Globo, no.  003, de  02/Fev/1929. 

.

  24/Jul/1935 

Data da fundação da  Rádio Sociedade Farroupilha - PRH 2,  de Porto Alegre. Foi a 1a. emissora a possuir  um canal internacional exclusivo.  A  emissora pertencia  a  pessoas ligadas  à  familia  Flores da Cunha.  Para a festa de inauguração compareceram os cantores Carmen Miranda e  Mário Reis que  aqui chegaram vindo  em um avião da empresa Condor, descendo no Rio Guaíba.  A potência da emissora era fenomenal  para  a  época (25  kW).  Ela irradiava  na frequência de 600  quilohertz (kHz) o que, na época,  era chamada de " 600  quilociclos". (1) (2) .  

Notas:  1)  Em 1952, a potência  da emissora foi aumentada para 50 kW.  2)  O prédio da emissora foi incendiado durante  os tumultos ocorridos em  agosto  de 1954. (1) .     3)  Foi a 1a. emissora a possuir  um canal internacional exclusivo.  4)   O transmissor, importado da firma Tagliati & Cia., de Buenos Aires, foi montado por três engenheiros, Bard, norte-americano, Tagliaferro, argentino, e Windus, inglês  foi  instalado  no alto do Morro da Bela Vista.  5) Os estúdios ficavam localizados na rua Duque de Caxias prox. ao viaduto que passava por cima da Av. Borges de Medeiros, na antiga mansão da família Bastian Castilhos.  (23).  6) Maiores dados sobre o início de atividades e acontecimentos  relacionados a essa emissora   podem ser   obtidos   nas  ref. (1),   (2) e   (23).

  20/Set/1936

Data da fundação da  Rádio Charrua,  de Uruguaiana.  (11).  

  05/Set/1937

Data da estréia na   Rádio Farroupilha,  de Porto Alegre, do Teatro Farroupilha. Este foi o 3o. programa dessa natureza  do rádio brasileiro.    Posteriormente foi chamado de Grande Teatro Farroupilha.  Nota:   Esse  programa  foi levado todos os domingos à noite, desde essa data até o final dos anos 60.  De um grande elenco de atores que atuaram nesse  programa, os mais conhecidos ficaram sendo  Pery Borges e Estelita Bell que ali atuaram até 1945 quando se transferiram para o  Rio de Janeiro para  trabalhar   no elenco  teatral   da   Rádio  Mayrink Veiga.  (14). Nota do Autor:  O   Grande Teatro Farroupilha,  nos anos  50,   tinha  como característica musical,  o tema "La Golondrina", tocada  pela  orquestra de  George Melachrino.  

1938

Durante  o   Estado Novo,  do Presidente   Vargas, ocorre  a  proibição de  posse de estações de rádio por particulares e a "Pelotense"   foi obrigada a se transformar em sociedade anônima.  

  07/Out/1941

De acordo com (12), nesta    foi  emitida  a  Portaria  No. 561   pelo   Ministério de Viação e Obras Públicas (MVOP)  que  outorgava   uma concessão para  as   Rádio Charrua  Ltda.,  explorar os serviços de radiodifusão, sem direito de exclusividade, na cidade de  Uruguaiana.

  13/Fev/1942

Data da fundação da  Rádio Imembuí,  de Santa Maria.   (11).   

  14/Mar/1942

Data da fundação da  Rádio Cultura Riograndina,  de Rio Grande.  (11).   

  16/Jul/1942

Começa a ser irrradiado o "Repórter Esso"  pelas ondas médias da  Rádio  Farroupilha -   PRH 2, de Porto Alegre.   De 1942 a  1949 a  locução desse noticiário  ficou a cargo de  Ruy Figuera; de 1950 até 1964, o locutor foi  Lauro Hagemann. Ver Abr/1950.   (14) .  

Notas: 1)  Inicialmente eram 3 edições diárias em dias comuns  (13h30min;  18h30min e 22h30min) e 2 edições aos domingos (13h30min e 20 horas).  2) As notícias eram recebidas por  via telegráfica da agência de notícias  United Press.  3)  Por um breve período em 1945 , devido a uma imposição governamental, esse noticiário  passou  ser   transmitido pela PRF-9,   Rádio Difusora Porto-Alegrense, voltando depois a ser transmitida pela  Rádio Farroupilha onde ficou  até  31/Dez/1964.   4)  Em 1965 e 66, o noticiário   ainda  passou  a ser transmitido pela Rádio Continental, de Porto Alegre, então pertencente a Rede Globo, com locução de  Marino Cunha, saindo depois do ar  de modo definitivo.  (14).  Comentários Adicionais: 1)  Em 1958  a United Press se transformou na United Press International (UPI). (Fonte: Site da Wikipedia).    2) A  Radio Nacional, do Rio de Janeiro, em 1941,   foi a 1a. emissora brasileira  a   transmitir o Reporter Esso.  3)  O  prefixo do "Repórter Esso" foi   escrito pelo maestro Carioca e executado por Luciano Perrone na bateria, Carioca no trombone e Francisco Sergio e Marino Pissiani nos pistons. (Fonte:  Rádio Nacional  no  Site Cifrantiga)

  Mar/1943 

A Rádio Farroupilha passa a pertencer à  rede de emissoras dos Diários e Emissoras Associados, de Assis Chateaubriand. (2).  Sobre esse assunto, ver ref. (1).  

 28/Mar/1943  

A Rádio Farroupilha passa a transmitir a 1a. novela (O Solar dos Alvarengas), escrita e ensaiada  por Érico Cramer, cujo pseudônimo era  Roberto Lis.    Essa foi a 1a. novela  de  rádio  no  Rio Grande do Sul.  Ela foi apresentada dentro do Grande Teatro Farroupilha, programa transmitido  nas noites de domingo.  Estelita Bell e Pery Borges eram os atores principais do elenco  dessa novela. (14).   

  01/Abr/1943

Nesta data, as 19h30min, é transmitida a 1.  edição na Rádio Difusora do programa  "A Marcha da Guerra", um programa de comentários sobre a  II Guerra Mundial  que se desenrolava na Europa e no Pacífico.   (2)

  09/Abr/1943

Data da fundação da  Rádio Charrua,  de Uruguaiana. Seus fundadores pertenciam às tradicionais famílias locais Cobeli e Jacques. Os transmissores e equipamento foram adquiridos da Rádio Sociedade Gaúcha.   (23) Nota:   Maiores detalhes sobre  as  emissoras de Uruguaiana  ver  ref. (23)     

 02/Jul/1943  

A Rádio Farroupilha passa a transmitir a  novela "Em Busca da Felicidade" que havia  sido a 1a. novela  do rádio brasileiro, transmitida pela Radio Nacional, do Rio de Janeiro, em 1941.  

  1944

É  realizada  a 1a.  transmissão esportiva interestadual, feito realizado pela   Rádio Sociedade Gaúcha sob o prefixo PRC-2. Nesse jogo  um  combinado paranaense vence   a seleção do Rio Grande do Sul, em Curitiba,  por  3 a 1.  A locução foi de  Farid  Germano. (14)   (25).  Nota: Em seguida, a seleção gaúcha deslocou-se para o Rio de Janeiro onde foi derrotada pela seleção paulista por  5x4. Este jogo foi realizado no Estádio São Januário,  do Vasco da Gama. Este jogo foi também transmitido por Farid Germano. (25)

A   Rádio Difusora Porto-Alegrense  passa a pertencer à  rede de emissoras dos Diários e Emissoras Associados, de Assis Chateaubriand.   Sobre esse assunto, ver ref.  (1).  

  22/Abr/1944

A Revista do Globo em seu no.  361  apresenta na pag.  24  e  seg.   uma reportagem de  Adil Silva com fotos de  Felipe Costa  intitulada  "Este é  o Nosso Rádio". 

  09/Out/1944

De acordo com (12), nesta    foi  emitida  a  Portaria  No. 984   pelo   Ministério de Viação e Obras Públicas (MVOP)  que  outorgava   uma concessão para  as  Sociedade Difusora  Rádio Cultura  Ltda.,  explorar os serviços de radiodifusão, sem direito de exclusividade, na cidade de  Santana do Livramento.  

  04/Dez/1944

É  registrada  a empresa de comunicação  Emissoras Reunidas Rádio Cultura Ltda cujo maior acionista era Arnaldo Balvé. 

  16/Abr/1945

De acordo com (12), nesta    foi  emitida  a  Portaria  No. 280   pelo   Ministério de Viação e Obras Públicas (MVOP)  que  outorgava   uma concessão para  as  Emissoras  Reunidas  Rádio Cultura   Ltda.,  explorar os serviços de radiodifusão, sem direito de exclusividade, na cidade de  Santo  Ângelo.  

De acordo com (12), nesta    foi  emitida  a  Portaria  No. 280   pelo   Ministério de Viação e Obras Públicas (MVOP)  que  outorgava   uma concessão para  as  Emissoras  Reunidas  Rádio Cultura   Ltda.,  explorar os serviços de radiodifusão, sem direito de exclusividade, na cidade de  Alegrete.  

  08/Jun/1945

De acordo com (12), nesta    foi  emitida  a  Portaria  No. 444   pelo   Ministério de Viação e Obras Públicas (MVOP)  que  outorgava   uma concessão para  a   Sociedade  Rádio Cultura Riograndina   Ltda.,  explorar os serviços de radiodifusão, sem direito de exclusividade, na cidade de  Rio Grande.  

  07/Abr/1946

Data da fundação da  Rádio Santa  Cruz - ZYE 8,  de Santa Cruz  do  Sul.   (11) e (14).   Notas:  1) Entre seus dirigentes estava Elemar Gruendling.  2)  É a 1a. emissora da  rede  de comunicação Emissoras  Reunidas  Rádio Cultura  Ltda cujo maior acionista era Arnaldo Balvé.  3) As transmissões, em caráter experimental,  haviam iniciado em  11  de março. (14)  4) A foto abaixo foi tirada da ref.  (14).  

Elemar Gruendling na Rádio Santa Cruz (1946)

  27/Abr/1946

Data da fundação da  Rádio Caxias do Sul  - ZYF 3 ,  de Caxias  do  Sul.  (11)(14).  Notas:  1)  É a 2a. emissora da  rede  de comunicação Emissoras  Reunidas  Rádio Cultura   Ltda.  2)  A 1a. transmissão é feita do  clube Recreio Guarany,  na  frequência de  1460 kHz.   3)  O  estúdio e administração ficavam na   Av.  Júlio de Castilhos, 987 e suas torres e transmissor  na Rua Pinheiro Machado, 815, na própria cidade.  (14)

  04/Jul/1946 

Data da fundação da  Rádio Cultura,  de Bagé.   (11)

  14/Jul/1946 

Data da fundação da  Rádio Cultura,  de Santana do Livramento.   (11). 

  19/Ago/1946

Data da fundação da  Rádio Passo Fundo - ZYF 5,  de Passo Fundo.  (11) e (14).   

Notas:   1)  É a 3a.   emissora pertencente  à   rede  de comunicação Emissoras  Reunidas  Rádio Cultura  Ltda.  2) Maurício Sirotsky Sobrinho e Lamaison Porto são o gerente e o diretor comercial dessa emissora, respectivamente. (14)   2)  Essa emissora transmitia  na freqüência de 580 kHz, com uma potência de 250 watts nos transmissores. (23).  3) Maiores detalhes sobre as  emissoras de rádio de Passo Fundo, ver ref. (23)  . 

  27/Set/1946

Data da fundação da  Rádio Cachoeira do Sul - ZYF 4,  de Cachoeira do Sul. (11).  Nota:  Essa  emissora pertencia  à   rede  de comunicação Emissoras  Reunidas  Rádio Cultura  Ltda. (14) . 

  07/Fev/1947

Data da fundação da  Rádio Alegrete -  ZYE 9,  de Alegrete.  (11).   Notas:  1)  Essa  emissora pertencia  à   rede  de comunicação Emissoras  Reunidas  Rádio Cultura  Ltda. (14)  .  2)   Ela ficava localizada no Ed.  Galli, na R. Gaspar Martins. (22)

  17/Mai/1947

Data da fundação da  Rádio Carazinho,  de Carazinho.  (11).   Nota:  Essa  emissora pertencia  à   rede  de comunicação Emissoras  Reunidas  Rádio Cultura  Ltda. (14) 

  02/Jul/1947 

Data da fundação da  Rádio Erechim - ZYF 7,  de Erechim.  (11).  Nota:  Essa  emissora pertencia  à   rede  de comunicação Emissoras  Reunidas  Rádio Cultura  Ltda. (14) 

  15/Ago/1947

Data da fundação da  Rádio Santo  Ângelo - ZYF 6,  de Santo Ângelo.  (11).   Nota:  Essa  emissora pertencia  à   rede  de comunicação Emissoras  Reunidas  Rádio Cultura  Ltda. (14)  

  21/Nov/1947

Data da fundação da  Rádio Difusora Bento Gonçalves - ZYQ 5,  de Bento Gonçalves.   A  emissora transmitia  na freqüência de 1570  kHz, com uma potência de 100 watts nos transmissores. Seu estúdio ficava localizado na R. Todeschini, no. 10.  Notas: 1)  Em 1986, essa  emissora  passou a se chamar Rádio Viva.  (23)  2) Maiores detalhes sobre  fatos ocorridos com essa emissora  ver ref. (23)  . 

  05/Fev/1948

De acordo com (12), nesta    foi  emitida  a  Portaria  No. 116  pelo   Ministério de Viação e Obras Públicas (MVOP)  que  outorgava   uma concessão para  a  Rádio Progresso  Ltda.,  explorar os serviços de radiodifusão, sem direito de exclusividade, na cidade de  São Leopoldo.  

  14/Fev/1948

Data da fundação da  Rádio Progresso,  de Novo Hamburgo.   (11)   

  26/Mai/1948

Data da fundação da  Rádio Cacique ,  de Lagoa Vermelha.  (11).  

  06/Jun/1948

Data da fundação da  Rádio Minuano ,  de Rio Grande.  (11).  

  09/Jun/1948

De acordo com (12), nesta    foi  emitida  a  Portaria  No. 516  pelo   Ministério de Viação e Obras Públicas (MVOP)  que  outorgava   uma concessão para  a  Rádio Santiago  Ltda.,  explorar os serviços de radiodifusão, sem direito de exclusividade, na cidade de  Santiago.  

  10/Jul/1948 

Data da fundação da  Rádio Alto Taquari,  de Estrela.  (11). 

  25/Fev/1949

Data da fundação da  Rádio  Marajá,  de Rosário do Sul.  (11)

  26/Mar/1949

Data da fundação da  Rádio São Leopoldo,  de São Leopoldo.   (11)

  14/Mai/1949

A PRC-2, Rádio Sociedade Gaúcha  fez a 1a. transmissão de uma partida   no exterior. A locução foi  de   Cândido Norberto. O jogo foi no  Estádio Centenário, em Montevidéu - Uruguai. Nesse embate    o Grêmio Futebol Porto-Alegrense venceu  ao  Club Nacional de Football  por 3 a 1.

  22/Ago/1949

Data da fundação da  Rádio Sulina -  ZYK 207,  de Santo Antônio da Patrulha. (11).   Foi uma iniciativa dos irmãos Salomão e Isaac Iochpe, comerciantes egressos de Erechim-RS.  Foi a  1a.  emissora regional do Litoral Norte.  A emissora  foi  administrada por Mário Póvoas. (23)  Notas: 1)  Nos anos  60 ou 70,  essa emissora mudou de nome para   Rádio Itapuí.  2)  Maiores detalhes sobre  essa emissora  ver  ref. (23)  

  05/Set/1949

Data da fundação da  Rádio Salete,  de Marcelino Ramos.  (11)

  13/Set/1949

Data da fundação da  Rádio Sulina,  de Dom Pedrito. (11). 

  27/Set/1949

De acordo com (12), nesta    foi  emitida  a  Portaria  No. 882  pelo   Ministério de Viação e Obras Públicas (MVOP)  que  outorgava   uma concessão para  a  Sociedade Emissoras Minuano  Ltda.,  explorar os serviços de radiodifusão, sem direito de exclusividade, na cidade de  Rio Grande.  

  01/Out/1949

Data da fundação da  Rádio São Luiz,  de São Luiz Gonzaga. (11)

  25/Out/1949

Data da fundação da  Rádio São Gabriel,  de São Gabriel.  (11).  Nota:  Maiores detalhes sobre as  emissoras de São Gabriel  ver ref.   (23)

  16/Fev/1950

Data da fundação da  Rádio Cultura,  de Jaguarão.  (11). 

  Abr/1950

É  realizado concurso no Rio de Janeiro para escolher o novo locutor  do Repórter Esso, então transmitido pela Rádio Farroupilha. Entre 18 candidatos,  o vencedor foi Lauro Hagemann que ficou no posto até  a última edição (na Rádio Farroupilha), fato ocorrido em 31/Dez/1964. (14)

  10/Jun/1950

Data da fundação da  Rádio Santa Rosa,  de Santa Rosa.  (11)

  17/Jun/1950

Data da fundação da  Rádio América,  de Montenegro.  (11)

  30/Jun/1950

Data da fundação da  Rádio Clube de Canela,  de Canela.  (11)

  Jul/1950 

Inicia na Rádio Farroupilha o programa  "Clube do Guri" cuja finalidade  era   revelar novos talentos (de 5 a 18 anos) na área artística. O programa era conduzido por Ary  Rego  e  patrocinado pela fábrica de chocolates  Neugebauer  que havia lançado um achocolatado de nome "Guri" (ver figura abaixo)  destinado às crianças. Esse programa ficou 16 anos no ar, até Out/1966,  sempre na "Farroupilha" e com o patrocínio da Neugebauer.   O  programa era transmitido ao vivo  do auditório da emissora que ficava na R. Siqueira Campos, proximidades da  R. Gen Câmara.  O tema  musical do Clube do Guri  era a canção  norte-americana  "Trevo de  4  Folhas" que recebeu uma letra em português  bem adequada  a natureza do programa.  Para ouvir a música-tema  (em midi), clique em  

Notas:  1)  Esse auditório foi incendiado em agosto de 1954 por ocasião das manifestações contra os Diários Associados, proprietário da Rádio Farroupilha,  cujos veículos de comunicação combatiam o programa governamental  do Pres. Getúlio Vargas  que se suicidou em 24/Ago/1954.  2) O   programa tambem foi apresentado em escolas de  Porto Alegre e no palco de cinemas.  3)  Em ocasiões  especiais o programa também foi apresentado no interior do estado.    4) As figuras abaixo foram tiradas   da ref.  (14).  5)  A cantora Elis Regina iniciou sua carreira artística, cantando nesse programa.   5)  Maiores dados podem ser encontrado na refs. (14)  ou  (17) (depoimento do próprio  Ary Rego).

Anúncio   do   achocolatado  "Gurí" (com acento no "i")  

Platéia do programa   "Clube do Guri"

    01/Jul/1950 

Começa  a transmitir a   Rádio da Universidade (URGS),  de Porto Alegre  - RS, sendo a  1a. emissora universitária a funcionar no Brasil. A potência do transmissor era de 500 W e operava na frequência de 3945 kHz  (na faixa das ondas curtas  em 76  m.).  O estúdio e a antena ficavam no prédio do Instituto de Eletrotécnica, na esq.  sul das ruas  Sarmento Leite e Osvaldo Aranha.  Em 03/Jun/1953,  foi colocado no ar  o novo  transmissor de   2 kW, mas  não houve  alteração de  frequência.     

Notas:  1) Como a emissora não tinha licença governamental,  foi retirada do ar em  31/Dez/1953.  2)  Depois de várias tratativas, voltou   a funcionar legalmente  em  18/Nov/1957. Ver essa data.   (18).   3)  Maiores detalhes sobre essa emissora ver refs. (18) e (23)

  16/Jul/1950

A partida final da   Copa da  Mundo de 1950, vencida pelo Uruguai,  é  transmitida pela Rádio Sociedade Gaúcha - PRC2   com locução de  Cândido Norberto. 

Notas:  1)  A  emissora fez a transmissão através das ondas curtas da Radio Nacional, do Rio de Janeiro. 2)   As partidas realizadas em Porto Alegre tiveram locução de Guilherme Sibemberg e Cândido Norberto.   (14).   3) Conforme anúncio de jornal de Porto Alegre (foto abaixo)   as   finalíssimas  em São Paulo e Rio de Janeiro foram  transmitidas  pela   Rádio Gaúcha  - PRC2  em parceria com a Folha da Tarde Esportiva, jornal pertencente a empresa Caldas Júnior .

  

A partida final da   Copa da  Mundo de 1950, vencida pelo Uruguai,  é  transmitida pela PRF-9,  Rádio Difusora Porto-Alegrense.  Notas:  1)  A  emissora fez a transmissão através das ondas curtas da Radio Tupi, do Rio de Janeiro, pois ambas pertenciam  aos Diários e Emissoras Associados, rede de comunicação  pertencente a  Assis Chateaubriand.  2)   As partidas realizadas em Porto Alegre tiveram locução de Antônio Mafuz, Leonel Silveira e Rafael Merolillo. 3)   Maiores detalhes desses 2 fatos  podem  ser obtidos na referência citada . (14). 

  01/Ago/1950

De acordo com (12), nesta    foi  emitida  a  Portaria  No. 710  pelo   Ministério de Viação e Obras Públicas (MVOP)  que  outorgava   uma concessão para  a  Rádio Alto Taquari Ltda.,  explorar os serviços de radiodifusão, sem direito de exclusividade, na cidade de  Encantado.

  25/Nov/1950

Data da fundação da  Rádio Taquara,  de Taquara  por Leonardo Holtmeyer. Quando de sua fundação, a sede da Rádio Taquara situava-se na Rua Tristão Monteiro, transferindo-se, mais tarde, para os altos do prédio do Café e Cinema Central.  (23).   Nota:   Maiores detalhes sobre essa  emissora  podem  ser obtidos na ref. (23) 

  1951

A  Rádio Sociedade  Gaúcha  começa a transmitir   em ondas curtas, no início desse ano.  Os estúdios localizavam-se   na Rua Sete de Setembro, mas as antenas metálicas  ficavam  no bairro Cristal.

  08/Mar/1951

Data da fundação da  Rádio Repórter,  de Ijuí.  (11).

  01/Abr/1951

Data da fundação da  Rádio Independente,  de Lajeado.  (11).

  20/Mai/1951

Data da fundação da  Rádio Caçapava,  de Caçapava do Sul com potência de 100 watts nos transmissores.  (23) .  Notas:  1) Atualmente essa emissora opera  na frequência de  1070 kHz e tem o prefixo  ZYK  218 .  (23).  2)  Maiores detalhes sobre essa  emissora  podem  ser obtidos na ref. (23) 

  31/Jul/1951 

Data da fundação da  Rádio Santiago,  de Santiago.  (11)

18/Out/1951

É   autorizado o funcionamento da primeira emissora de rádio da cidade de Soledade, com o prefixo ZYU-30,   na época pertencente à Rádio Difusora Sul do Brasil S.A.   Mais tarde, Joaquim Dall Agnol, Miguel Goelzer Lima e João Ribas e Silva adquirem a rádio. Posteriormente Joaquim Dall Agnol adquire todas as quotas dos demais sócios. A rádio passou a operar com o nome de Rádio Cristal, uma referência a principal atividade econômica da região. 

  07/Set/1951

Data da fundação da  Rádio Aurora,  de Guaporé.  (11).

  18/Out/1951

Data da fundação da  Rádio Cristal,  de Soledade.  (11).

  01/Dez/1951

Data da fundação da  Rádio Encantado,  de Encantado. (11).

  1952 

São  comercializados em Porto Alegre  aparelhos de  rádio portátil que funcionavam com bateria  e com válvula.  Ver  abaixo  à esq. anúncio de jornal de Porto Alegre (1952)  do rádio portátil da  RCA Victor.  Nota:  À dir., foto do mesmo rádio.  Esse  modelo era o  B-411  e possuia 4 válvulas. Só  operava na faixa de ondas médias. Foi fabricado  a partir de  1951. (20) 

  08/Mar/1952

Data da fundação da  Rádio Itaí  - ZYU 33,  de Porto Alegre.  (11).  Foi  uma  iniciativa do ex-corretor de anúncios da Rádio Gaúcha, Marino Esperança.  (23) 

,Notas:  1)  Os anúncios abaixo da Rádio Itaí  constam da Revista do Globo de  nos.  756 (28/Nov/1959)  e 760 (23/Jan/1960) .  2)  Maiores detalhes sobre essa emissora   podem   ser obtidos na  ref. (23).  

  29/Mai/1952

Data  da  fundação da  Rádio Clube de Canela - ZYH 274,  de Canela.  Foi uma  idealização  de Semilio Zeferino Munaretti.  A  emissora transmitia  na freqüência de 1550  kHz, com uma potência de 100 watts nos transmissores.   Notas:  1)   Essa emissora já vinha operando em caráter experimental desde  09/dez/1949. (23). 2) Maiores detalhes sobre as emissoras de rádio de Canela   ver ref. (23)  

  06/Dez/1952

Data da fundação da  Rádio Rio Pardo,  de Rio Pardo. (11).

  16/Abr/1953

Data da fundação da  Rádio Jaguari,  de Jaguari.  (11).

  04/Set/1953

Data da fundação da  Rádio Sarandi,  de Sarandi.  (11).  

  1954

Entra em operação a   Rádio Municipal - ZYU 38, de Passo Fundo. Ela funcionava na rua Coronel Chicuta, entre a Morom e a Independência.  (23)Nota:    Maiores detalhes sobre as  emissoras de rádio de Passo Fundo, ver ref. (23)  

   12/Abr/1954

Data da fundação da  Rádio Santamariense,  de Santa Maria.  (11). 

  24/Ago/1954

O prédio onde ficava  o estúdio e o auditório  da Rádio Farroupilha, localizado  na R. Duque de Caxias, nas prox.  do Viaduto Otávio Rocha é incendiado por  populares. O motivo foi o suicídio do presidente Getúlio Vargas cujo governo vinha sendo combatido  pelos veículos  de  comunicação dos   Diários e Emissoras Associados. Esse  grupo era  proprietário dessa emissora, da Rádio Difusora e do jornal  Diário de Notícias.  

O  estúdio  da Rádio Difusora também   é incendiado por vândalos. Esse  estúdio ficava   na esq. da Av. Borges de Medeiros e  R.  Riachuelo. Nota:  Após o incêndio,  o estúdio da Radio Difusora mudou-se para  a R. Uruguai, no. 155, 4o. andar. (19) 

  17/Dez/1954

Data da fundação da  Rádio Marabá,  de Iraí.  (11).   

  24/Dez/1954

Data da fundação da  Rádio Camaquense,  de Camaquã.  (11).   

  25/Fev/1955

De acordo com (12), nesta    foi  emitida  a  Portaria  No. 189  pelo   Ministério de Viação e Obras Públicas (MVOP)  que  outorgava   uma concessão para  a  Rádio Colonial   Ltda.,  explorar os serviços de radiodifusão, sem direito de exclusividade, na cidade de  Três de Maio.

  06/Mar/1955

Data da fundação da  Rádio São Lourenço,  de  São Lourenço.  (11).   

  29/Abr/1955

De acordo com (12), nesta    foi  emitida  a  Portaria  No. 432  pelo   Ministério de Viação e Obras Públicas (MVOP)  que  outorgava   uma concessão para  a  Rádio Sociedade Tupanciretã  Ltda.,  explorar os serviços de radiodifusão, sem direito de exclusividade, na cidade de  Tupanciretã.   Segundo (11)  essa é a  data  da fundação da  Rádio Tupã,  do mesmo município.   

  03/Mai/1955

Data da fundação da  Rádio Colonial,  de  Três de Maio. (11).   

  23/Jun/1955

Data da fundação da  Rádio Princesa,  de Porto Alegre.  (11)

  22/Ago/1955

De acordo com (12), nesta    foi  emitida  a  Portaria  No. 702  pelo   Ministério de Viação e Obras Públicas (MVOP)  que  outorgava   uma concessão para  a  Rádio Osório Ltda.,  explorar os serviços de radiodifusão, sem direito de exclusividade, na cidade de Osório. Nota:   Maiores detalhes sobre a Rádio Osório, ver Página do  Município  de Osório

  25/Fev/1956

Data da fundação da  Rádio Difusora Caxiense,  de Caxias do  Sul.  (11)

Data em que foi oficialmente inaugurada a Rádio Difusora Garibaldi Ltda., com o Prefixo: ZYU 47, sendo uma Sociedade de Cotas Limitada. Seus primeiros diretores foram: Frei Siro Severino Ferretto e Frei Abram Rocatto e como Diretor Comercial o Sr. Henrique Dalmás. Seus locutores eram: Henrique Dalmás, Tercílio Luiz Conci, Gelci Gelmini, Aires Pasqualini e Breno Green Koff. (26)  Nota:  A Licença  para o Estabelecimento de Estação Radiodifusora foi emitida pelo Ministério de Viação e Obras Públicas, Departamento dos Correios e Telégrafos, Serviço Radioelétrico e é datada de 05/Jun/1956. Ver abaixo a cópia desse documento e  foto  das instalações da  antena e transmissores. (material fornecido por José Parise)

 

 

 

 

  27/Fev/1956

Data da fundação da  Rádio Difusora,  de Bagé.  (11).   Notas: 1) A  emissora era de propriedade de Vicente Gallo Sobrinho e transmitia na frequência de 1170 kHz.  Maiores detalhes sobre essa  emissora,  ver ref. (23)  

  16/Jul/1956

De acordo com (12), nesta    foi  emitida  a  Portaria  No. 388  pelo   Ministério de Viação e Obras Públicas (MVOP)  que  outorgava   uma concessão para  a  Rádio Reporter   Ltda.,  explorar os serviços de radiodifusão, sem direito de exclusividade, na cidade de Ijuí.

 1957

A  Rádio Sociedade Gaúcha passa a pertencer  a  Arnaldo Ballvé, que já possuía uma rede de emissoras de rádio no interior do estado do Rio Grande do Sul, a  Emissoras  Reunidas  Rádio Cultura  Ltda.   Dessa  direção  fazem   parte  também  Frederico  Arnaldo Ballvé (filho de Arnaldo) e   Maurício Sirotsky Sobrinho. Em julho desse ano, o mesmo grupo assume o controle da sociedade, juntamente com Eduardo Esquemazzi, Manoel Arrochelas Galvão e Nestor Rizzo. Daí surge  a Rádio Gaúcha. (16)  Nota: O anúncio abaixo  que se  refere   à contratação  de Ivan Castro pela Rádio Gaúcha, consta  da Revista do Globo, no. 757  (12/Dez/1959).  

  17/Mar/1957

Data da fundação da  Rádio Quaraí,  de Quaraí.  (11)

24/Mar/1957

Data da fundação da  Rádio Veranense,  de Veranópolis.  (11)

20/Abr/1957

A Radio Guaíba  de Porto Alegre  começa as suas transmissões em caráter experimental, apresentando apenas músicas, sem nenhum anúncio comercial.  O  locutor que  inaugurou o microfone da emissora foi Aden Rossi.  A 1a. música tocada foi  "Three Coins in the Fountain" com a orquestra  de  Frank Pourcel. Nota: Maiores  detalhes em  (27)

21/Abr/1957

Data da fundação da  Rádio Sobradinho,  de Sobradinho.  (11)

   30/Abr/1957

Data da fundação da  Rádio Guaíba, de Porto Alegre - RS.  Às  12 horas  desse  dia, a Rádio Guaíba (prefixo  ZYU-58)  iniciava as suas transmissões. Em onda média , operava  na freqûencia de  720 kHz  (na época chamava-se   "720  quilociclos"), com  a potência de  10 kW em seus transmissores.  Transmitia  também em 2 faixas de ondas  curtas, em 25 e 49 metros, ambas com potência de 7,5 kW.   Seu 1o. diretor foi  o Jorn.  Arlindo Pasqualini.  A agência  que fornecia as notícias internacionais era  a Associated Press,  sempre mencionada nos noticiários da emissora.  (15)  (27)

  28/Jul/1957 

Data da fundação da  Rádio Luz e Alegria,  de Frederico  Westphalen.  (11).  Notas: 1)    A emissora  transmitia na frequência de  1450 kHz  com  uma  potência de  100  W em seus transmissores.  2)   Essa emissora  já vinha operando em caráter experimental desde 1952, durante 2 horas, em 3 dias  da semana. (23). 3) Maiores detalhes sobre essa  emissora   ver ref. (23)   

  20/Ago/1957

Data da fundação da  Rádio Cultura, de Cacequi.  (11).   

  28/Ago/1957

Data da fundação da  Rádio Osório, de Osório. (11).   Nota: Atualmente esta  emissora  tem o prefixo ZYK 264  e transmite na frequência de 750 kHz  com  uma potência de  5 kW nos transmissores.  Maiores detalhes  sobre a  Rádio Osório   ver Pag.   do   Município de Osório.

  31/Ago/1957

Data  em que Mauricio Sirotsky  Sobrinho assume como diretor da Rádio Gaúcha. Essa data é tomada  como  o dia da fundação da Rede Brasil Sul de Comunicações - RBS.  Nota:  A marca RBS só vai  surgir  em 1968 depois que Mauricio  e  Jayme Sirotsky  juntamente com Fernando Ernesto  Correa  compram a TV Gaúcha  que estava em poder do Grupo Excelsior desde 1963.  (6)     

  18/Nov/1957

Data do inicio das  transmissões, em caráter  legal,  da  Rádio Universidade - UFRGS, de Porto Alegre, depois de operar em regime experimental desde o mês de agosto .  Seu prefixo era   ZYk 280  e operava   na frequência de 1080 kHz, valores  que persistem até hoje. 

Nota:  1)  Essa emissora  tinha  iniciado  as suas transmissões há 7 anos atrás, em  01/Jul/1950, mas como não tinha  licença governamental,  foi retirada do ar em 31/Dez/1953.  Ver 01/Jul/1950.   2)  Maiores detalhes sobre essa emissora podem ser encontrados nas  refs.  (18) e  (23).  

  17/Mar/1958

Data da fundação da  Rádio Capital,  de Porto Alegre.  (11). 

  01/Mai/1958

Data da fundação da  Rádio Princesa,  de Candelária.  (11). 

  08-29/Jun/1958 

A Rádio Guaíba de Porto Alegre transmite a VI Copa do Mundo de   Futebol,  realizada na  Suécia, com a   locução dos jogos do Brasil feita por  Jorge Alberto Mendes Ribeiro (Mendes Ribeiro).   Notas:  1)   A supervisão técnica estava a cargo do Eng. Homero Carlos Simon.  2)  A foto abaixo foi obtida do Site da Rádio Guaíba. (15)

Homero Simon, recebendo o sinal da "Guaíba", vindo da Suécia.

  31/Mai/1958

Três freis da Ordem dos Frades dos Capuchinhos compram a Rádio Difusora, de Porto Alegre, pertencente  aos  Diários e Emissoras Associados, de Assis  Chateaubriand.   Nota:  Em 1967, a empresa passa a se  chamar  Rádio e TV Difusora.  Em 1979,  essa emissora passa a transmitir programas da  Rádio Bandeirante, de São Paulo,  durante  30% do tempo de sua programação diária. Em 30/Jun/1980,  o grupo de comunicação (Rádio e TV Difusora) foi adquirido pela Rede Bandeirantes. (19)

  16/Ago/1958

Data da fundação da  Rádio Difusora  Caxiense, de Caxias do Sul.  (11).   

  07/Set/1958

Data da fundação da  Rádio Tupanci,  de Pelotas.  (11)

  19/Set/1958

Data da fundação da  Rádio Maristela,  de Torres.  (11). Nota: Atualmente esta  emissora tem o prefixo de  ZYK 319  e  transmite na frequência de 460  kHz.  Notas:  1)  Conforme ref. (23), essa emissora foi  inaugurada em 19/Set/1957 e  tinha o prefixo ZYK 311. 2) Maiores detalhes sobre  essa  emissora  ver ref. (23)  

  15/Dez/1958

Data da fundação da  Rádio Ibirubá,  de Ibirubá.  (11)

  16/Jun/1959

Data da fundação da  Rádio Aratiba,  de Aratiba.  (11)

  01/Out/1959

Data da fundação da  Rádio Alvorada,  de Marau.  (11)

  10/Out/1959

Data da fundação da  Rádio Cultura,  de Canguçu.  (11). 

  19/Out/1959

Data da fundação da  Rádio Progresso,  de Ijuí.  (11).

  30/Out/1959

Data da fundação da  Rádio  Venâncio Aires,  de  Venâncio Aires.   (11).

  17/Fev/1960

Data da fundação da  Rádio Cultura,  de Santa Vitória do Palmar.  (11)

  23/Abr/1960

Data da fundação da  Rádio Guarathan,  de Santa Maria.  (11). 

  04/Jun/1960

De acordo com (12), nesta    foi  emitida  a  Portaria  No. 278   pelo   Ministério de Viação e Obras Públicas (MVOP)  que  outorgava   uma concessão para  a  Rádio Continental  Ltda.,  explorar os serviços de radiodifusão, sem direito de exclusividade, na cidade de Canoas.  Nota:  Esta  Portaria foi   revigorada pela Portaria MJNI nº 287-B, de 18 de junho de 1962.

  21/Jun/1960

Data da fundação da  Rádio Real,  de Canoas.  (11). 

  13/Ago/1960

Data da fundação da  Rádio Medianeira,  de Santa Maria.  (11).   

  11/Out/1960

Data da fundação da  Rádio Esmeralda,  de Vacaria.   (11).  

  25/Nov/1960

Data da fundação da  Rádio Taquara,  de Taquara.  (11).  

  18/Dez/1960

Data da fundação da  Rádio Difusão,  de Erechim.  (11).  


       Fontes Principais de Referência:

  Livros:

(1)   Rádio  no Rio Grande do Sul  (Anos 20, 30 e 40; dos Pioneiros às Emissoras Comerciais), de  Luiz Artur Ferraretto  (2002)

(2)   Os Anos Dourados  do Rádio em Porto Alegre, de  Sérgio Roberto Dillemburg (1990)

(3)  Rádio e Capitalismo no Rio Grande do Sul, de  Luiz Artur Ferraretto  (2007)

Jornais e Revistas:

(5)  Artigos e reportagens dos jornais  Correio do Povo Zero Hora, de Porto Alegre, de diversas datas.

(6)  50 Anos de Comunicação,   Encarte de Zero Hora de 31/Ago/2007 

Sites e  Páginas da  Internet:

(11)  Site da  Rádio da Universidade de Santa Maria  (Dados coletados em 22 de agosto de 2007) 

(12)  Decreto  No.   89.629,  de 08  de maio de 1984, da  Subchefia de Assuntos Jurídicos da Presidência da República

(14)  Site  "Caros Ouvintes" (coluna  de Luiz Artur Ferraretto) 

(15)  Site da Rádio Guaíba

(16)  Site da Rádio Gaúcha

(17)  Site  da  FAMECOS - PUC que resgata a Memória do Rádio. 

(18)  Site da Rádio da Universidade - UFRGS.

(19)  Site da Rede Bandeirantes

(20)  Site de Rádio Antigos, de João Álvaro de Barros Mello 

(21)  Site da IPCT  - PUCRS  (Revista do Globo)

(22) Sites  das   Prefeituras  Municipais

(23)  Site de  Ivan  D. Rodrigues  (ver abaixo)

(24)  Site de Luiz Artur Ferraretto (ver abaixo)

(25)  O Futebol no Rádio de Porto Alegre: Um Resgate Histórico  (Dos Anos 30 à Atualidade), de Jamile Gamba Dalpiaz, Dissertação de Mestrado - UFRGS, 2002, disponível no Site da UFRGS, em

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/4124/000347858.pdf?sequence=1

(26)   História de Garibaldi (1870-1993),  de   Ir. Elvo Clemente e Maura Ungaretti, disponivel na Internet >  http://www.pucrs.br/edipucrs/digitalizacao/irmaosmaristas/historiadegaribaldi.pdf

(27)   Caros Ouvintes:   Inauguração da Rádio Guaíba >    http://www.carosouvintes.org.br/a-inauguracao-da-radio-guaiba-de-porto-alegre/

 

 

====================================================================================================================================

     Endereços Recomendados:

 Site de  Ivan  D. Rodrigues   :  http://www.memoriallandelldemoura.com.br/

-   Site  Caros Ouvintes        :   http://www.carosouvintes.org.br

-   Site  de Luiz Artur Ferraretto :   http://www.radionors.jor.br/

-    Luiz Artur Ferraretto             :   http://www.facebook.com/radionors

 


  Voltar