Voltar  

Página Inserida em 18/Mai/2018   

MUNICÍPIO  DE  OSÓRIO

(Ex-Conceição do Arroio)

          


 

Acidentes Aéreos -   1948

Nem só de tragédias rodoviárias e lacustres  viveu o municipo de Osório nos anos  1930-50.  A tragédia rodoviária aconteceu em 12/Out/1946 quando ocorreu  o incêndio de um ônibus no centro da cidade e a lacustre foi a do afundamento do vapor "Bento Gonçalves" em 20/Set/1947. 

Um dos acidentes aéreos mais  graves aconteceu em 09/Set/1948. Nesse dia, o municipio de Osório foi palco de acidentes aéreos um tanto inusitados, pois envolveu  tres aviões de uma mesma esquadrilha  pertencente a Fuerza Aérea Uruguaya (FAU).   Segundo reporta o site  abaixo, a esquadrilha fazia parte da comitiva que acompanhava o presidente uruguaio Luis Batlle Berres  e  voava  em formação,   deslocando-se do Rio de Janeiro para Montevideo, depois do presidente fazer uma visita oficial ao Brasil. A esquadrilha era composta por  11 aviões, sendo Beechcraft AT-11B Kasan e   2  Douglas C-47   Skytrain. Ver ilustrações abaixo.

Ao passarem pelo municipio de Osório,   tres   aviões Beechcraft   tiveram problemas ao  sofreram panes  mecânicas, acredita-se que   por falta de combustível.  Ao procurarem um campo de pouso na região, dois deles nao tiveram sucesso.  Talvez por  problemas de dificil visibilidade, os aviões de  prefixos 102 e 106,  chocaram-se com os morros da região, em pontos que nao conseguimos precisar. Um deles (prefixo 106), depois de chocar  com árvores,  despencou de uma altura de 50 metros. Morreram seus  tres ocupantes. Outro avião (prefixo 102) tambem se chocou com a encosta do morro. Neste caso, apesar do aparelho ficar   seriamente danificado, seus ocupantes conseguiram sobreviver. O 3o. aparelho (prefixo 109) teve mais sorte, pois  conseguiu aterrisar em  uma  fazenda do municipio de Santo Antônio da Patrulha. Apesar de ferimentos leves, seus ocupantes sairam com vida do aparelho. 

Apenas como ilustração, mostramos os dois tipos de aparelhos mencionados no texto:

 

Beechcraft AT-11B Kasan

 

Douglas C-47   Skytrain

 

Fonte:

- Acidentes Aéreos em Osório >  http://www.desastresaereos.net/ac_br_1948.htm#09.09.1948

 


Voltar