Voltar

 

 

        História  do Futebol    -  RS

 


Cronologia do Futebol (Rio Grande do Sul) - Até 1960

 

1879

Um esporte de  origem inglesa  em que jogadores utilizavam  os pés  para chutar   uma bola  começa a ser praticado  nos educandários do  estado pelos irmãos maristas.  (1)  Nota:   Segundo (24)  nesses educandarios  a   bola era chamada de  "ballon anglais" e o jogo era chamado de "bate bolão". 

 1880-1890

Um esporte de  origem inglesa  em que jogadores chutavam  uma bola com os pés   foi primeiramente praticado nas praias do  Rio de Janeiro  por   marinheiros ingleses durante  seus dias de folga.  Notas:  1)   O 1o. registro de um esporte praticado  assim no Brasil  remonta a  1878 (ou 1874)    e foi jogado  em frente da residência da princesa Isabel.   (24)  2) Sobre esse jogo nas praias do Rio de Janeiro  e  relação de  clubes de futebol mais antigos do Brasil ver  (37).

18/Fev/1894

Charles Miller  (1874-1953), nascido em São Paulo,   retorna  ao Brasil,   vindo da   Inglaterra,   para trabalhar na São Paulo Railway (posteriormente  Estrada de Ferro Santos-Jundiaí  - EFSJ). Ele traz na bagagem duas bolas usadas, um par de  chuteiras, um livro com as  regras do futebol,   uma bomba de encher bolas e uniformes usados.  Notas:  1)  Maiores detalhes sobre a vida de  Charles Miller ver Wikipedia.  2) Charles Miller é considerado o Pai do Futebol  no Brasil.  3) O ano de  1894 é considerado  como o ano em que o futebol foi introduzido no Brasil. 

14/Abr/1895

Em São Paulo, no bairro do Bras, , foi realizada a primeira partida de futebol no Brasil,  , disputada de forma organizada, entre os funcionários da Companhia de Gás de São Paulo (Gas Company of São Paulo) e da Companhia Ferrovíaria de São Paulo  (São Paulo Railway Company) . O time de Charles Miller ( São Paulo Railway Company)  venceu por 4 a 2.  Nota:   Maiores detalhes da partida, ver Wikipedia (em Charles Miller)

1897

Em Rio Grande já se praticava o "jogo de bola".  Os jogos eram realizados em um terreno baldio defronte ao cemitério católico. Esse terreno depois foi adquirido pela  Viação Férrea. (1)

19/Jul/1900

Em Rio Grande, é fundado o Sport Clube Rio Grande. Notas:  1) É  considerado o  clube de futebol mais antigo do Brasil que se encontra ainda em atividade. 2)  Apesar de existirem antes de 1900, o Flamengo (RJ), Vasco da Gama (RJ) e o Vitória (BA), esses  nao  eram  clubes propriamente de futebol; o Flamengo e o Vasco eram clubes de regata e o Vitória era um clube de "cricket". 3)  Os demais clubes de futebol que existiam antes de 1900 e  que eram o  São Paulo Athletic Clube (SP),  Mackenzie College (SP), Germânia (SP)  e o Sport Club Internacional (SP)  já deixaram de existir. 4) Maiores detalhes dos clubes citados anteriormente estão na  Wikipedia. 5)  Maiores detalhes dos acontecimentos que  resultaram da sua fundação ver Site do Clube .

19/Mai/1901

O Esporte Clube Rio Grande disputa seu 1o. jogo contra uma equipe inteiramente  formada por estrangeiros, os membros da  tripulação do navio inglês "Nimphe" que estava atracado no porto.  Essa partida terminou empatada em 2x2.  Nota:  Em seguida, no dia 23, foi disputado um 2o. jogo, vencido pela equipe brasileira (2x1). (1)

14/Jul/1902

Em Santana do Livramento  é fundado o  Esporte Clube 14 de Julho.  Nota:  Posteriormente essa agremiação  foi extinta, mas depois voltou às atividades sociais e futebolísticas.

7/Set/1903

Em Porto Alegre  ocorre o primeiro jogo de futebol  com atletas  pertencentes a  uma associação esportiva. Organizado  pela Sociedade  Germânia (de Porto Alegre)  e Sociedade Germânia (de Rio Grande),  os jogadores do   Sport Club Rio Grande, de Rio Grande,  se apresentam  em Porto Alegre   em uma partida demonstrativa do novo esporte. (1)  . Notas:  1) Segundo (24) essa partida demonstrativa foi realizada no campo da União Velocipédica. 2) Segundo (1), a partida foi disputada no local onde hoje fica o Parque Farroupilha (Redenção). 3) Ainda segundo (1), os atletas do Rio Grande vieram para Porto Alegre de navio trazidos pelo vapor Humaitá.

15/Set/1903

Em Porto Alegre, é fundado o  Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. (1)  Notas:  1)  Maiores detalhes da fundação e  da história  do  clube, ver Site do  clube  e  Wikipedia.  2)  Segundo (24) o clube foi fundado por pessoas  pertencentes à  elite germânica da sociedade porto-alegrense.  3)   Outros detalhes da fundação, ver  Site do Globesporte (35).    4)  O escudo do time mostrado abaixo foi obtido da ref. (40)

Em Porto Alegre, é fundado o  Fuss-Ball  Club Porto Alegre.    Notas:  1) Maiores detalhes da fundação e da história do clube,    ver Wikipedia.  2)  Segundo (24) o clube foi fundado tambem  por pessoas  pertencentes à  elite germãnica da sociedade porto-alegrense. 3)  Em 1916, por causa da 1a. Guerra Mundial quando   o governo brasileiro decidiu  entrar  na guerra contra os alemães,   o clube  se viu  obrigado a mudar o nome para Foot-Ball Club Porto Alegre.  4)  O escudo do time mostrado abaixo foi obtido da ref. (40)

1904

O Grêmio começa  a disputar suas partidas em um  campo de futebol localizado no bairro Moinhos de Vento onde depois seria o Estádio Moinhos de Vento (Estádio da Baixada). Ver 1912.  Notas:  1) Esse  campo de futebol ficava próximo ao Hipódromo Moinhos de Vento.  2)  Esse campo de futebol só veio a ser  cercado em Dez/1910, sendo criado dois portões de acesso. (24)

6/Mar/1904

 Em Porto Alegre  é realizado  o 1o. jogo de futebol,   reunindo duas associações desportivas da cidade. O  jogo foi entre as equipes do Grêmio  e  Porto Alegre.  O Grêmio venceu a partida por 1x0!. Nota: Maiores detalhes desse jogo ver Wikipedia (em Fuss-Ball  Club Porto Alegre)

1905

Em Pelotas eram fundados dois  clubes de futebol:  o Internacional e o  Pelotas. (1) . Nota: Não confundir esse clube chamado  Pelotas com o Esporte Clube Pelotas que foi fundado em 11/Out/1908! Ver essa data!

15/Nov/1906

Bagé  é fundado o  Sport Club Bagé .  Nota:  Essa agremiação  foi extinta.

19/Abr/1907

Em Bagé é fundado o Guarany Futebol Clube.  Nota:  Maiores detalhes da sua história  ver Site do clube e Wikipedia. 

4/Out/1908

Em Rio Grande é fundado o   Sport Club São Paulo.  Nota:  Maiores detalhes da sua história  ver Site do clube e Wikipedia.

11/Out/1908

Em Pelotas é fundado o Esporte Clube Pelotas.  Nota:  Maiores detalhes da fundação e  da história do clube  ver Site do clube e Wikipedia. 

4/Abr/1909

Em Porto Alegre, é fundado o   Sport Club Internacional pelos irmãos Henrique, José Eduardo e Luiz Poppe. Notas:  1)  Maiores detalhes da fundação e  da história do clube  ver Site do clube e Wikipedia.  2)  O primeiro distintivo do clube é mostrado abaixo  (imagem obtido do Site do clube). 3)  Sobre a pessoa  de Henrique Poppe (Leão)  ver  Site em  (36).   4)  Curiosidade:  Como em 1909 já  havia em São Paulo um clube de futebol  com esse mesmo nome (Sport Club Internacional), clube esse  fundado em 1899,   fica a dúvida se a  escolha do nome do clube gaúcho foi feita em alusão ao clube paulista (?).  5)  A evolução do escudo do time mostrado abaixo (à dir.)  foi obtido da ref. (40)

 

 

31/Mai/1909

Em Porto Alegre, é fundado o   Fuss-Ball Mannschaf  Frisch-Auf.  Notas:  1) Este  clube estava vinculado a sociedade  Turnerbund (atual Sociedade de  Ginástica Porto Alegre - SOGIPA). 2) Maiores detalhes da fundação e  da história do clube , ver Wikipedia. (21)

Jul/1909

Em Porto Alegre, é fundado o  Militar  Foot-Ball  Club,  formado por alunos da Escola de Guerra de Porto Alegre (atual Colégio Militar, localizado na  R. José Bonifácio).  Esse clube foi extinto em 1911 quando a Escola  de Guerra foi transferida para o Rio de Janeiro. Nota:  Maiores detalhes da fundação e da história do clube  ver Wikipedia.

11/Jul/1909

Em Rio Grande é fundado o   Football Club Rio-Grandense. 

7/Ago/1909

Em Porto Alegre, é fundado o  Sport Club Nacional. Notas:  1) Maiores detalhes da fundação e da história do clube  ver Wikipedia. 2) Não confundir com o Nacional Atlético Clube fundado em 19/Set/1937. Ver essa data.

15/Ago/1909

Em Porto Alegre, é fundado o Grêmio  Foot-Ball  7 de Setembro. Nota:  Maiores detalhes da fundação e da história do clube ver Wikipedia.

1910 (?)

Em Bagé é fundado o  Rio Branco.  

1910

Em Porto Alegre  é fundada a  Liga Nacional de Futebol Porto Alegrense formada somente por jogadores negros.  Era conhecida pejorativamente pela imprensa branca   como a  Liga da Canela Preta. Nota:  1) Foi a forma encontrada pelos negros da cidade para poderem jogar futebol, pois as equipes então existentes nao aceitavam jogadores negros em suas equipes. 2) Essa Liga durou até 1925.  Ver 1925.   (24)  

23/Abr/1911

Em Lajeado,   é fundado o  Clube Esportivo Lajeadense. (34). Ver Wikipedia.

01/Mai/1911

Em São Leopoldo, na localidade  de Novo Hamburgo,  é fundado o  Esporte Clube Novo Hamburgo. Notas:  1)  Em 1942 por determinação do governo federal, visto que o Brasil estava  em estado de guerra com a Alemanha,  a agremiação  foi obrigada a mudar de nome.  Passou a   se chamar Esporte Clube Floriano, em homenagem ao  Mal.  Floriano Peixoto..  2) No final da década de 1960 a  equipe voltou ao nome antigo (Esporte Clube Novo Hamburgo).  4)  Novo Hamburgo  só veio a se tornar municipio em 1927. Ver Wikipedia.

14/Jun/1911

Em Pelotas, um combinado gaúcho formado por atletas do Grêmio (de P. Alegre), Pelotas (de Pelotas) e Rio Grande (de Rio Grande)  disputam uma partida com um combinado uruguaio  formado por atletas  do Dublin Foot-Ball Club, Bristol Athletic Club  e Montevideo Wanderers Foot-Ball Club. O resultado do jogo foi 6x0 para os uruguaios. Nota:  Para maiores informações sobre esta e outras partidas disputadas por  atletas gaúchos, formando combinados  ou  seleções contra equipes de outros estados ou de outros países,  ver  (38)!

7/Set/1911

Em Pelotas é fundado o  Grêmio Esportivo Brasil. Nota:   1) Maiores detalhes da   sua história  ver  Site do clube  e  Wikipedia.

22/Out/1911

Em Porto Alegre, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o  Fuss-Ball  Club Porto Alegre disputam a  taça do Wanderpreis.  Esse jogo  ocorreu no Estádio Moinhos de Vento (do Grêmio). (24)

15/Nov/1911

Em São Lepoldo, na localidade de Campo Bom,  é fundado o  Sport Club 15 de Novembro.   Nota:  1) Maiores detalhes da sua história ver  Site do clube  e  Wikipedia. 2)  Campo Bom  só viria a  se tornar municipio em 1959.

1912

Inaugurado o 1o. pavilhao social do Estádio Moinhos de Vento (conhecido como o Estádio da Baixada) pertencente ao Grêmio Futebol Porto Alegrense.  Notas:  1)  Esse pavilhão comportava 600 espectadores e foi construido entre as atuais ruas Dona Laura e Mostardeiro. (24)  2)  A foto abaixo, mostrando o 1o. pavilhão foi obtida da ref. (24).

 

7/Mai/1912

Em Santa Maria é fundado o   Riograndense Futebol Clube.   

09/Mai/1912

Em Uruguaiana  é fundado o    Esporte Clube Uruguaiana. (34)

4/Jul/1912

Em Porto Alegre, é fundado o Sport Club Americano. Notas:  1) Maiores detalhes da fundação e da história  do clube  ver Wikipedia. 2) O escudo do time mostrado abaixo   foi obtido da ref. (40)

1913

Em Porto Alegre, é fundado a  Sociedade Esportiva Sokol.  (21)

Em Passo Fundo,  é  fundado o Foot-Ball Club de Passo Fundo, porém sua duração foi efêmera.  (14)

26/Mar/1913

Em Santa Cruz do Sul  é fundado o   Futebol Clube Santa Cruz. Nota:  Maiores detalhes da sua  história ver Site do Clube e Wikipedia.

24/Mai/1913

Em Porto Alegre, é fundado o  Esporte Clube São José . (1)  Notas:  1)  Maiores detalhes da sua  história   ver Site do Clube  e  Wikipedia .  2) O escudo do time mostrado abaixo   foi obtido da ref. (40)

11/Jun/1913

Em Santana do Livramento   é fundado o Grêmio Foot Ball Santanense. (34)

29/Jun/1913

Em Caxias do Sul  é fundado o   Esporte Clube Juventude.  Nota:  Maiores detalhes da fundação e  da  sua história  ver Site do clube e Wikipedia.

14/Jul/1913

Em Porto Alegre, é fundado o  Esporte Clube Cruzeiro. (21)  Notas:  1)   Maiores detalhes da fundação e  da  história do clube ver Site do clube  e  Wikipedia. 2) Atualmente a sede do clube fica no município de Cachoeirinha.   3) O escudo do time mostrado abaixo   foi obtido da ref. (40)

20/Set/1913

Em Cruz Alta  é fundado o    Sport Club Guarany. (34)

15/Nov/1913

Na  localidade de Não-Me-Toque é fundado o Esporte Clube Colorado. Nota: Não-Me-Toque só viria a se tornar municipio em 1954.

1914

Em Porto Alegre  é fundada  a  Associação de Foot-Ball  Porto Alegrense pelas seguintes entidades desportivas:  Grêmio, Internacional,  Manschaft Frisch-Auf, 7 de Setembro, Nacional, Militar  (?) e Porto Alegre.   Nota:  Ver  Wikipedia (em Sport Club Nacional).

24/Fev/1914

Em Cachoeira do Sul é fundado o   Cachoeira Futebol Clube. (34) 

20/Ago/1914

Fundada  a Confederação Brasileira de Desportos (CBD)  para ser a entidade máxima  que seria  a responsável pela organização dos esportes em geral em  todo o país.  Nota:  A CBD foi extinta em  1979, passando o  futebol brasileiro a  ser   coordenado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), fundada em  24/Set/1979.  Ver Wikipedia !

1/Jan/1915

Em Porto Alegre, é fundado o Concórdia Foot-Ball  Club.  Nota: Maiores detalhes da fundação e  da  história do clube ver Wikipedia.

20/Set/1915

Em Erechim    é fundado o   Clube Esportivo e Recreativo Atlântico. (34)

21/Out/1915

Em Porto Alegre, é fundado  o Sport Club Ruy Barbosa.  Nota: Maiores detalhes da fundação e  da  história do clube  ver Wikipedia.

1916

No Uruguai  um combinado gaúcho  formado por jogadores  de equipes de Porto Alegre e  cidades vizinhas  enfrenta a seleção uruguaia.  Ver Wikipedia (em  Novo Hamburgo)

1/Mar/1916

Em Uruguaiana   é fundado o    Esporte Clube Ferro Carril. (34) 

22/Dez/1916

Em Muçum é fundado o  Esporte Clube Fortes e Livres. (34)

15/Mar/1917

Em Porto Alegre, é fundado o Ypiranga  Football  Club. (21) Nota:  Maiores detalhes da  história do clube  ver Wikipedia.

17/Jun/1917

Em Santana do Livramento  é fundado o  Armour Futebol Clube. (34)

1918

Inaugurado o 2o. pavilhao social do Estádio  Moinhos de Vento (conhecido como o Estádio da Baixada) pertencente ao Grêmio Futebol Porto Alegrense.  Notas:    1)  Na ocasião o o 1o. pavilhão social foi  restaurado e ampliado.  2)  Esses dois pavilhões podiam comportar aproximadamente  quatro  mil pessoas.  3)  Segundo Correio do Povo de  25/Out/1919,  a afluência do público a esse estádio eram muito superior ao que o estádio podia comportar.  (24)

12/Mai/1918

Em Passo Fundo é fundado o  Sport Club Gaúcho.  Notas: 1)   Em 1986  o clube  fundiu-se com o rival Grêmio Esportivo Recreativo 14 de Julho,  formando  o Esporte Clube Passo Fundo .  Ver Wikipedia. 2)  Posteriormente houve nova cisão e o Sport Club Gaúcho resolveu  reativar suas atividades sociais e futebolisticas de modo independente. Maiores detalhes, ver Site do clube.

18/Mai/1918

Em Porto Alegre, é criada a Liga  Porto Alegrense  de Futebol, embrião do que seria hoje a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) . (21)  Notas:  1) Segundo (24) o nome dessa entidade   era Associação Porto Alegrense de Desportos. 2)  Segundo Wikipedia (em Federação Gaúcha de Futebol ) o nome da entidade era  Federação Rio-Grandense de Desportos (FRGD) .  3)  Conforme (31),   o   1o. presidente da entidade  foi Aurelio de Lima Py que ficou no cargo até 1922.

1919

Começa a realização do  campeonato estadual de futebol.  Neste 1o. ano  era uma competição para ser disputada por diversas equipes do estado, porém a maioria das equipes desistiu,  ficando apenas 3  equipes:  Grêmio (campeão de Porto Alegre),  Brasil (campeão de Pelotas) e 14 de Julho (de Santana do Livramento). Ver 09/Nov/1919.  Nota:  Desde 1919,  o Campeonato Gaúcho só não foi disputado nos anos de 1923 e 1924, devido à  Revolução Federalista que eclodiu em 1923. (13) e  (33) .

27/Mai/1919

Em Palmeira das Missões é fundado o   Esporte Clube Palmeirense. 

24/Jun/1919

Em São Lourenço do Sul é fundado o Grêmio Esportivo Lourenciano. (34)

3/Ago/1919

Em Quaraí é fundado o Brasil Futebol Clube. (34)

28/Ago/1919

Em Bento Gonçalves é fundado o  Clube Esportivo Bento Gonçalves. (34) Nota:  1)   Maiores detalhes da sua história, ver Site do clube!  

09/Nov/1919.

O Brasil (de Pelotas) sagra-se o 1o.  campeão estadual  ao vencer o Grêmio (de Porto Alegre),  por 5x1, em partida realizada em Porto Alegre.  Notas:  1)   O    livro citado em (13) traz maiores  detalhes dessa competição. 

1920

Em Porto Alegre, é fundado o Botafogo Foot-ball Clube. (21) 

Em Porto Alegre, é fundado o C. C. Rio  Grandense. (21)  Nota: C. C. significaria Clube Comercial

5/Ago/1920

Em Bagé   é fundado o    Grêmio Esportivo Bagé. Nota:  Maiores detalhes, ver Site oficial do Clube.

Nov/1920 

Na cidade  de  Pelotas se realizam  as partidas  finais do campeonato gaúcho de  1920.  Disputaram: Grêmio (de Porto Alegre), Guarani (de Bagé) e Uruguaiana (de Uruguaiana). As equipes jogaram entre si .  Nota:   Para maiores detalhes dessa competição, ver  livro citado em (13).  Ver  21/Nov/1920.

21/Nov/1920

Realiza-se a partida que decidiu o  campeonato gaucho de 1920. O Guarani (de Bagé) venceu o Uruguaiana (de Uruguaiana) por 1x0.  Assim o 2o. campeão gaúccho foi o Guarani (de Bagé).

1921

Realiza-se o 3o. campeonato estadual gaúcho.  Os finalistas foram: Grêmio (de Porto Alegre), Brasil (de Pelotas), Riograndense (de Santa Maria) e Uruguaiana (de Uruguaiana). Ao obter melhores resultados contra seus adversários, o  campeão gaúcho deste ano foi o Grêmio.    Nota:   Para maiores detalhes dessa competição, ver  livro citado em (13).

Em Porto Alegre, é fundado o Sport Club Oriental. (21) 

27/Jun/1921

Em Passo Fundo  é fundado o  Grêmio Esportivo Recreativo 14 de Julho . Notas: 1)   Em 1986  fundiu-se com o rival  Sport Club Gaúcho  formando  o Esporte Clube Passo Fundo, ver  Wikipedia.

8/Set/1921

Em Porto Alegre é fundado o  Grêmio Esportivo Força e Luz.    Notas:   1) Essa entidade desportiva foi formada  por funcionários da  Companhia Força e Luz  Porto Alegrense (CFLPA), empresa  constituída  em 1906. 2) Maiores detalhes da fundação e dos  primeiros tempos desse clube ver  (21) e Wikipedia . 3) O escudo do time mostrado abaixo   foi obtido da ref. (40)

30/Set/1921

Em Santo Ângelo é fundado o   Elite Clube Desportivo. Nota:  Em 1989  fundiu-se com o  Gremio Esportivo Santoangelense originando a   Sociedade Esportiva e Recreativa Santo Angelo .

1922

Em Porto Alegre, é fundado o Pombal Foot-Ball  Club. (21) 

Nov/1922

Realiza-se o 4o. campeonato estadual gaúcho.  Os finalistas  deste ano  foram: Grêmio (de Porto Alegre), Grêmio (de Bagé), Guarani  (de Alegrete) e Guarani (de Cruz Alta).  As partidas entre os 4  finalistas foram realizadas na cidade Porto Alegre.  Ver 21/Nov/1922.     Nota:   Para maiores detalhes dessa competição, ver  livro citado em (13).

21/Nov/1922

Realiza-se a partida que decidiu o  campeonato gaúcho de 1922. No Estádio da Baixada (no bairro Moinhos de Vento)  o Grêmio (de Porto Alegre) venceu o Guarani (de Alegrete) por 2x1.  Assim o Grêmio tornou-se o 1o. bicampeão gaúcho.

1923

Nesse ano não foi realizado o campeonato estadual gaúcho devido à eclosão da Revolução Gaúcha de 1923/24.  (13)

Em Porto Alegre  o  Fuss-Ball  Club Porto Alegre inaugura  o maior campo de futebol  da cidade,   conhecido por  "Chácara das Camélias", no bairro Menino Deus.  Esse local depois foi comprado pelo   Clube Atlético Nacional. Ver 19/Set/1937.    Nota:  Ver   Wikipedia (em Fuss-Ball Club Porto Alegre).

1924

Nesse ano não foi realizado o campeonato estadual gaúcho devido à eclosão da Revolução Gaúcha de 1923/24. (13)

18/Ago/1924

Em  Erechim  é fundado o  Ypiranga Futebol Clube.  Nota:   Maiores detalhes da sua  história ver  Site do  clube   e  Wikipedia.

Em Porto Alegre é fundado o Portoalegrense Futebol Clube. (34)

1925

A Confederação Brasileira de Desportos (CBD)  ofert  à  Federação Rio-Grandense de Desportos  (FRGD)  uma taça de prata chamada "Taça CBD"  destinada a premiar a 1a.  equipe do RGS que  conquistasse  5 títulos estaduais, depois de 1925!  . Notas:   1)   Em 1932   a  FRGD     decidiu   atribuir   a posse definitiva do trofeu a equipe do Gremio  que  nesses ano conquistou o seu  5o.  título estadual, embora os dois primeiros tenham acontecido antes de 1925.   Ver 25/Dez/1932.  2)  Para maiores detalhes desse assunto,  ver  livro citado em (13).

Em  Porto Alegre  a  Liga  Porto Alegrense  de Futebol começou a aceitar  que  clubes  que possuiam jogadores negros  pudessem participar do campeonato da  " 2a. Divisao".   (24)

Em Porto Alegre, é fundado o  Grêmio Esportivo Sulbanco. (21) 

Em Porto Alegre, é fundado o  Mauá Foot-Ball Clube. (21) 

22/Nov/1925               

Realiza-se a partida que decidiu o campeonato gaúcho de 1925. O  Grêmio (de Bagé)  sagra-se  campeão     ao vencer o  o Grêmio (de Porto Alegre) por 3x1.                                                                    Os finalistas deste ano  foram: Grêmio (de Porto Alegre), Grêmio (de Bagé),  Guarani (de Cruz Alta), Juventude (de Caxias do Sul) e Grêmio Santanense (de Santana do Livramento).  As partidas entre os 5  finalistas foram realizadas na cidade de Porto Alegre.  Nota:   Para maiores detalhes dessa competição, ver  livro citado em (13).

10/Dez/1925

Em  Pelotas é fundado o  Clube Atlético Bancário.

1926

Em Porto Alegre, é fundado o  Grêmio Esportivo Gerdau. (21) 

Em Porto Alegre, é fundado o  Mauá Foot-Ball Clube. (21) 

26/Abr/1926

Em Pelotas   é fundado o   Grêmio Atlético Farroupilha. (34)

27/04/1926

Em Canela  é fundado o   Esporte Clube Serrano. (34)

07/Set/1926

Em São Jerônimo, na localidade de Butiá é  fundado o  Butiá Futebol Clube . (34)  Nota:  Butiá só viria a  se tornar municipio em 1963.

05/Nov/1926

Realiza-se a partida que decidiu o campeonato gaúcho de 1926. O  Grêmio (de Porto Alegre)  sagra-se  campeão     ao vencer o  o Guarani (de Bagé) por 4x3.                                                                  Os finalistas deste ano  foram: Grêmio (de Porto Alegre), Guarani (de Bagé),  Guarani (de Cachoeira do Sul), Lajeadense  (de Lajeado) e o  14 de Julho (de Santana do Livramento).  Todas as  partidas foram realizadas na cidade Porto Alegre.  Nota:   Para maiores detalhes dessa competição, ver  livro citado em (13).

1927

Em Porto Alegre, é fundado o  Esporte Clube Vila Federal. (21) 

20/Abr/1927

Em Gravataí    é fundado o Paladino Tênis Clube.

08/Ago/1927

Em Santo Antônio da Patrulha  é fundado o  Sport Club Jaú.  (39)

29/Ago/1927

Em Porto Alegre, é fundado o Club Athletico Bancário.  (34)   Nota:  Maiores detalhes da sua história do clube ver Wikipedia.

07/Set/1927

É  realizada a partida final do 7o. campeonato gaúcho  entre o Internacional (de Porto Alegre) e o Grêmio (de Bagé),  na cidade de  Porto Alegre. O Internacional  venceu por 3x1.  Foi o 1o. titulo estadual do Sport Clube Internacional. Nota:   Para maiores detalhes dessa competição, ver  livro citado em (13).

1928

Em Porto Alegre, é fundado o  Vila Cristal Futebol Clube. (21) 

16/Mai/1928

Em Santa Maria   é fundado o   Esporte Clube Internacional.   Nota:  Maiores detalhes da sua  história   ver Site do Clube .

24/Out/1928

Realiza-se  a partida final  do 8o. campeonato gaúcho entre o Americano  (de Porto Alegre) e o Grêmio (de Bagé),  realizada em Porto Alegre.  O Americano venceu por 3x0. O campeão gaúcho deste ano foi  o Americano  (de Porto Alegre).                                                                                                                                                                                                                                                               Neste   ano os  finalistas foram: Americano (de Porto Alegre), Grêmio (de Bagé),  Gaúcho (de Passo Fundo)  e o  Nacional  (de São Leopoldo).    Notas:   1) Para maiores detalhes dessa competição, ver  livro citado em (13).  2) O clube  Americano foi extinto por volta de 1937/38.

1929

O Grêmio Futebol Porto Alegrense  lança as bases  para  construir  um novo estádio de futebol (que comportasse maior público) em outro local da cidade. (4).  Notas:  1)  Esse estádio viria a ser  o Estádio Olimpico Monumental inaugurado em 19/Set/1954. Ver essa data.  2) Maiores detalhes envolvendo a  história dessa construção,  ver   (24).

Em Porto Alegre, é fundado o  Grêmio Esportivo Israelita. (21) 

30/Jul/1929

Em Cruz Alta   é fundado o Grêmio Riograndense Futebol Clube. (34)

3/Set/1929

Em Veranópolis é fundado o   Esporte Clube Guarani.    Nota:  Maiores detalhes da sua  história   ver Site do Clube .

15/Out/1929

Realiza-se  a partida final  do 9o. campeonato gaúcho  entre o Cruzeiro  (de Porto Alegre) e o Guarani  (de Bagé), na cidade de  Porto Alegre.  O Cruzeiro  venceu por 1x0.  O campeão gaúcho deste ano foi  o Cruzeiro  (de Porto Alegre).                                                                                                                                                                                                                                                                         Os finalistas deste ano  foram: Cruzeiro (de Porto Alegre), Guarani (de Bagé),  Riograndense (de Santa Maria),  Guarani  (de Alegrete) e o  Ferro Carril (de Uruguaiana).   Nota:   Para maiores detalhes dessa competição, ver  livro citado em (13).

22/Dez/1929

Em  Gramado   é fundado o Centro Esportivo Gramadense. (34)

1930

Realiza-se o 10o. campeonato estadual gaúcho.  Como a Revolução de 1930 (que levou Getulio Vargas ao poder) aconteceu em 24/Out/1930, a partida final foi disputada somente no ano seguinte (em 29/Mar/1931). Ver essa data!   Nota:   Para maiores detalhes dessa competição, ver  livro citado em (13).

26/Abr/1930

Em Taquara, na localidade de Igrejinha,    é fundado o    Esporte Clube Igrejinha. (34)  Nota:  Igrejinha só veio a se tornar municipio em 1964

3/Mai/1930

Em Itaqui é fundado o  Esporte Clube 14 de Julho. (34)

1931-1937

Em Porto Alegre, nesse periodo,  foram fundados os seguintes clubes:  Grêmio Esportivo Fiateci; Gremio Esportivo Estivadores; Grêmio Esportivo Zivi, Muller, Hercules; Gremio Esportivo Circulista e Garrad Futebol Clube.   (21)

22/Mar/1931

Em Taquari é fundado o Esporte Clube Pinheiros. (34)  Nota:  Maiores detalhes da sua  história   ver  Site do Clube .

29/Mar/1931

Disputada em Porto Alegre a partida final do campeonato gaúcho de 1930, entre  o  Grêmio (de Porto Alegre) e o  Pelotas (de Pelotas). Essa partida terminou em confusão, pois o Grêmio retirou seu time de campo, depois da marcação de um pênalti em favor da equipe do Pelotas. Desse modo o  Pelotas foi declarado campeão gaúcho de 1930.  Nota:   Para maiores detalhes dessa partida e da  competição, ver  livro citado em (13).

27/Jul/1931

Em Porto Alegre, é fundado o  Grêmio Esportivo Renner, vinculado à empresa A. J. Renner do ramo de confeccções Notas:  1)  Esse clube de futebol deixou de  atuar depois do campeonato porto-alegrense de 1957, sendo extinto em 1959. 2) Maiores detalhes da fundação e    da  história do clube  ver Wikipedia.  3) O escudo do time mostrado abaixo   foi obtido da ref. (40)

 

28/Jul/1931

Realiza-se o 1o.  jogo noturno no Rio Grande do Sul. Inaugurando os refletores do Estádio da Baixada (no bairro Moinhos de Vento), o Grêmio Futebol Porto-Alegrense  derrota seu maior rival, o Sport Clube Internacional,  pelo placar de 2x0.  (13) . Nota:    Sobre a escalação das duas equipes  ver livro de  José Ney  (11).

8/Set/1931

Em Porto Alegre, o  Sport Club Internacional inaugura o Estádio dos Eucaliptos,  localizado  no bairro Menino Deus.   O estádio tinha uma capacidade inicial de 10 mil  lugares. Notas:  1) Nesse jogo inaugural, o Internacional bateu seu rival ,  o Grêmio Futebol Porto Alegrense,   pelo placar de 3 x 0.  2)  Maiores detalhes  dessa inauguração ver Site do Internacional. 3 )  Sobre a escalação das duas equipes  ver livro de  José Ney  (11).   4)  Em 14/Fev/1944,   o estádio recebeu o nome oficial de Ildo Menehetti  que foi presidente e patrono do clube até falecer em 1980.

17/Nov/1931

Em Estrela    é fundado o    Estrela Futebol Clube. (34)

19/Nov/1931

Em Porto Alegre, ocorre a 1a. transmissão radiofônica  de uma partida de futebol. Foi feita pela PRC-2  Rádio Sociedade Gaúcha com narração de Ernani Ruschel (assessorado por Ary Lund) . A partida foi disputada entre o Grêmio Football Porto-Alegrense e a  Seleção do Paraná.  Realizado na Estádio da Baixado, os gaúchos venceram a partida  por 3 a 1.  Notas:  1) Os populares do centro da cidade puderam  ouvir a narração esportiva, através dos alto-falantes instalados  pela  loja  "Casa Victor", localizada na rua dos Andradas, no. 1212.  2) Maiores detalhes dessa transmissão, ver (22).

27/Dez/1931

Realizada a em Porto Alegre a  partida final do campeonato gaúcho deste ano,   entre o  Grêmio (de Porto Alegre) e o  Guarani (de Alegrete).  O Grêmio ganhou por 3x0.  O campeão gaúcho deste ano foi  novamente o Grêmio.                                                                                                                                                                                                                                                                                         Neste ano os finalistas foram:  Grêmio (de Porto Alegre), Floriano (de Novo Hamburgo),   Riograndense (de Rio Grande) e Guarani  (de Alegrete).  Nota:   Para maiores detalhes dessa competição, ver  livro citado em (13).  

6/Jan/1932

Em Porto Alegre, na localidade de Canoas, é  fundado   Sport Club Oriente.  Nota:  Canoas só viria  a se tornar municipio em  1939.

Em Nova Prata é fundado a Sociedade Grêmio Pratense. (34) Maiores detalhes da sua história ver Site do clube. 

25/Dez/1932

Realizada a em Porto Alegre a  partida final do campeonato gaúcho deste ano,   entre o  Grêmio (de Porto Alegre) e o  Pelotas (de Pelotas).  O Grêmio ganhou por 5x1.  O campeão gaúcho deste ano foi  novamente o Grêmio.                                                                                                                                                                                                                                                                                              Os finalistas deste ano foram: Grêmio (de Porto Alegre), Pelotas  (de Pelotas) e o 14 de Julho  (de Itaqui).  Notas: 1 ) Com esse título o Gremio  conquistou  seu 5o. título estadual. Com mais  esse título,   o Gremio ficou com a  posse definitiva da "Taça CBD",  ofertada em 1925  pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Ver 1925. 2) Para maiores detalhes dessa competição, ver  livro citado em (13).  

1933

O  futebol  começa a sua fase de profissionalismo em todo o país, ou seja, os jogadores começam a perceber salários dos clubes para se dedicar apenas a  jogar futebol. Ver 1937.  (24)

7/Mai/1933

Em Gravataí   é fundado o Clube Esportivo Alvi-Rubro.

12/Jul/1934

Em Novo Hamburgo é fundado o  Sport Club Americano.

24/Ago/1934

Em Taquara, na localidade de Três Coroas é fundado o  Esporte Clube Mundo Novo. (34)    Nota:   Três Coroas só viria a se tornar municipio em  1959.

14/Abr/1935

Em Porto Alegre,  o   Gremio Esportivo Força e Luz  inaugura    o Estadio da Timbaúva,    localizado na R. Alcides Cruz, bairro Petrópolis.   Nota:  Maiores detalhes da inauguração  ver  (21)  e  Wikipedia.

12/Jul/1934

Em Novo Hamburgo   é fundado o Sport Club Americano.

10/Abr/1935

Em Caxias do Sul  é fundado o  Grêmio Esportivo Flamengo com a fusão de duas entidades sociais: Rio Branco e Rui Barbosa. Notas: 1)  Posteriormente teve alterado seu nome para  Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul. 2) Maiores detalhes da história da entidade,  ver Site do clube.

1935

Em Porto Alegre,  o Gremio Esportivo Renner inaugura o  Estádio  Tiradentes, na esquina da (atual)  rua Sertório   com a (atual)  Av. Farrapos. Nota:  Esse estádio era conhecido como "Waterloo" porque os adversários do  Renner geralmente perdiam as partidas jogadas nesse estádio.

23/Mar/1936

Em Santana do Livramento   é fundado o   Fluminense Futebol Clube. (34)

26/Mar/1936

Em  São Leopoldo  é fundado o Clube Esportivo Aimoré.

19/09/1936

Em Porto Alegre é fundado o Nacional Atlético Clube. (34)

6/Dez/1936

Em Osório   é fundado o  Grêmio Esportivo Sul Brasileiro (GESB).  Notas:  1) Maiores detalhes da fundação e  da  história do clube  ver  Site do clube,   Wikipedia e referência (39).  3)  Fotografias das equipes do GESB durante a década de 1950 podem  ser encontradas na Pag.  www.carlosadib.com.br/osorio_gesb.html

1937

A Confederação Brasileira de Desportos (CBD)  aceita  o "profissionalismo"  no futebol brasileiro.  Nota:  Por isso a seleção  brasileira que iria  disputar a Copa do Mundo de 1938 (na Itália)  foi bem  melhor preparada para a competição,  ficando  em 3o. lugar.   (24)

19/Set/1937

Em Porto Alegre, é fundado o  Departamento Esportivo da Viação Férrea . Em 1940, passou a se chamar Nacional Atletico Clube.   Notas:  1)  Maiores detalhes da fundação e da  história do clube   ver  Wikipedia. 2) O escudo do time mostrado abaixo   foi obtido da ref. (40)

20/Set/1937

Em Santo Antônio da Patrulha  é fundado o  Grêmio Esportivo Liberdade. (39)

20/Fev/1938

Em Ijuí   é fundado o Esporte Clube São Luiz. Nota:  Maiores detalhes da  sua história  ver  Site do clube.

9/Jul/1938

Em Rosário do Sul é fundado o  Atlético Clube Internacional. (34)

11/Jul/1938

Em Nova Petrópolis é fundado o  Esporte Clube Nova Petrópolis. Nota:  O nome original da entidade  era  Sociedade Atlética Juventude Operária. (34)

1939

Em Porto Alegre,  o Estádio  Moinhos de Vento (do Grêmio)  ganha um 3o. e último pavilhão. (24)

15/Jan/1939

Em Farroupilha  é fundado o Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Brasil.   Nota:  Maiores detalhes da sua  história   ver Site do Clube .

05/Mai/1939

Em Arroio Grande é fundado o Esporte Clube Arroio Grande. (34)

20/Fev/1940

Em Uruguaiana   é fundado o  Sá Viana Futebol Clube. (34)

18/Abr/1940

Em Canoas   é fundado o   Frigorífico Nacional Futebol Clube

24/Mai/1940

Em Porto Alegre é inaugurado o Estadio do Passo da Areia, pertencente ao Esporte Clube São José. Este estádio fica   localizado na R. Padre Hildebrando,  bairro Passo da Areia. Nota:  Maiores detalhes da inauguração  ver  Wikipedia.

3/Ago/1940

Em Taquari é fundado o  Grêmio Esportivo Taquariense. (34)

14/Ago/1940

Em Garibaldi  é fundado o  Grêmio Atlético Guarany. (34)  

1941

Em Porto Alegre, o  Esporte  Clube Cruzeiro inaugura  o  Estádio da Montanha, também conhecido como "Colina Melancólica" porque ficava próximo do  Cemitério São Miguel e Almas. (24)

2/Jan/1941

Em Guaporé é fundado o Grêmio Esportivo Juventude. (34)

17/Mar/1941

Em Cruz Alta    é fundado o Esporte Clube Nacional. (34)

Abr/1941

Promulgado o Decreto-Lei No.  3199  pelo governo federal que estabelece "as bases de organização dos desportos em todo o país", regularizando assim a constituição dos clubes e entidades esportivas.  (24)

21/Abr/1941

Em Sobradinho é fundado o Atlético Esportivo Sobradinho. (34)

28/Jul/1941

Em São Leopoldo, na localidade de Sapucaia,    é fundado o   Grêmio Esportivo Sapucaiense. Notas:  1) Maiores detalhes da sua  história ver Site do clube.  2)   Sapucaia só viria a se tornar municipio em  1961 com o nome de Sapucaia do Sul.

1942

O Campeonato Estadual Gaúcho  começa a ser  disputado pela primeira vez por equipes formada por jogadores profissionais.  (13) 

21/Jan/1942

Em Canguçu é fundado o América Futebol Clube.  Nota:  Maiores detalhes da sua  história ver Site do clube.

21/Abr/1942

Em Encantado   é fundado o  Esporte Clube Encantado. (34)

25/Out/1942

O   Internacional (de Porto Alegre) sagra-se campeão estadual, vencendo o Floriano (de Novo Hamburgo) na partida final.   O título gaúcho  foi  disputado entre o Internacional (de Porto Alegre),   o Internacional (de Santa Maria)   e o Floriano (de Novo Hamburgo).  O  Floriano ficou em 2o. lugar. (13)

25/Jan/1943

Em Mostardas  é fundado o    Esporte Clube Lutador Gaúcho.

21/Mar/1943

Em Tupanciretã   é fundado o   Grêmio Esportivo Pedro Osório.

1944

A  PRC-2  Rádio Sociedade Gaúcha realiza a 1a. transmissao esportiva  de uma partida fora do estado.  O jogo aconteceu  em Curitiba, entre as seleções do Rio Grande do Sul e Paraná e a  narração foi de Farid Germano.  Notas:  1)   Depois dessa partida, a equipe da Rádio Sociedade Gaúcha deslocou-se para Sao Paulo e Rio de Janeiro. No Rio, a equipe transmitiu o jogo entre as seleções gaúcha e  paulista,  realizado no Estádio de  São Januário (do Vasco da Gama); o jogo  foi vencido pelos paulistas  pelo placar de  5 a 4.  2) Maiores detalhes dessa transmissão, ver (22).

6/Jan/1944

Em Santa Cruz do Sul  é fundado o  Esporte Clube Avenida. (34).  Nota:  Maiores detalhes da sua  história ver Site do clube e Wikipedia.

1/Jul/1944

Em Santo Angelo   é fundado o    Tamoyo Futebol Clube.    Nota:  Em 1989  fundiu-se com o  Grêmio Esportivo Santoangelense e com o Elite  Clube Desportivo  originando a   Sociedade Esportiva e Recreativa Santo Ângelo . (34)

07/Set/1944

Em Viamão é fundado o Tamoio Futebol Clube. (34)

12/12/1945

Em São Gabriel é fundado o Grêmio Esportivo Gabrielense. (34)

10/Fev/1946

Em Camaquã   é fundado o  Guarany Futebol Clube. 

16/Jun/1946

Em Veranópolis é fundado o Clube Atlético Veranense. (34)

9/Ago/1946

Em Montenegro é fundado o América Futebol Clube.

25/Ago/1946

Em Tapejara é fundado o Clube Atlético Tapejarense. (34)

15/Out/1946

Em  Cerro Largo é fundado o Aurora Futebol Clube.

25/Dez/1946

Em Guaíba  é fundado o   Guaíba Futebol Clube.

1947

Em  Farroupilha é fundado o  Vasco da Gama Futebol Clube. (34)

11/Set/1957

Em Osório, no balneário de Capão da Canoa,  é fundada a Associação dos Amigos de Capão da Canoa (SACC). (39)   Nota:  Capão da Canoa só viria a se tornar municipio em 1982.

14/Abr/1947

Em Sarandi    é fundado o  Esporte Clube Ipiranga

30/Nov/1947

Em  Parobé    é fundado o  Grêmio Esportivo Parobé.

1948

Em Rio Grande, na Ilha dos Marinheiros, é fundado o  Barulho Futebol Clube. (34) e  (39)

21/Abr/1949

Em Torres  é fundado o   Grêmio Esportivo Torrense. (34)

1/Mai/1949

Em Crissiumal é fundado o  Tupy Futebol Clube.

14/Mai/1949

Pela  1a. vez uma emissora de rádio do Rio Grande do Sul,  a PRC-2  Rádio Sociedade Gaúcha,  realiza uma  transmissão esportiva  de uma partida fora do Brasil.  A narração do jogo foi de Cândido Norberto. A partida aconteceu no Estádio Centenário,  em Montevideo-Uruguai entre as equipes do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense  e  o Nacional, vencida pelos gaúchos por 3x1.  Nota:  Maiores detalhes dessa transmissão, ver (22).

12/Jul/1949

Em Veranópolis,  na localidade  de Fagundes Varela,  é fundado o  Esporte Clube Botafogo . Nota: Fagundes Varela só viria a se tornar municipio em  1987.

22/Nov/1949

O Grêmio embarca para uma excursão pelos países da América Central. Disputou  6 jogos contra seleções locais e  obteve  6 vitórias. Notas: 1) Maiores detalhes , ver ref.  (2)!   2)  Essa excursão foi acompanhada pelo locutor Cândido Norberto, da PRC-2 Radio Sociedade Gaúcha,  que fornecia detalhes - pela emissora  -  do que ia acontecendo ao longo da excursao. (22) 

19/Mar/1950

Em Montevideo, a equipe do Brasil de Pelotas  enfrenta a seleção uruguaia no Estádio Centenário e vence o jogo por 2x1, surpreendendo a torcida local.  Notas: 1) Essa mesma seleção uruguaia viria  a ser Campeã do Mundo   no certame realizado no Brasil em junho de 1950. 2) Maiores detalhes  dessa partida, ver Site do clube.

05/Abr/1950

Em Santo Antônio da Patrulha, na localidade de Caraá,  é fundado o  Central Foot Ball Club . Nota: Caraá  só viria a se tornar municipio em  1997. (39)

19/Abr/1950

Em Gravataí  é fundado o Cerâmica Atlético Clube.  (34)

30/Abr/1950

Em Santo Ângelo, na  localidade de Santo Cristo, é fundado o Futebol Clube Botafogo. Nota: Santo Cristo só viria a se tornar municipio em  1955.

Jun/1950

A Copa do Mundo de Futebol realizada no Brasil  é transmitida por emissoras do Rio Grande do Sul, porém  de modo indireto.  A PRC2-Rádio Gaúcha, em conjunto com a Folha da Tarde Esportiva, uniu-se  à equipe esportiva da  Rádio Nacional (do Rio de Janeiro) para  transmitir  as  partidas finais  realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os locutores da Gaúcha  que participaram dessas jornadas esportiva foram  Cândido Norberto e Guilherme Sibemberg.  (22).  Notas: 1) A imagem abaixo  mostra  a propaganda dessas transmissões. (foto do Autor).  2) Outra emissora gaúcha (Rádio  Farroupilha ou Difusora) também retransmitiu alguns jogos, mas pelas ondas curtas da  Radio Tupi (do Rio de Janeiro); nesse caso, o locutor foi Antônio Mafuz (22).

 

A  Copa do Mundo de 1950 em Porto Alegre é relembrada nesse video do Youtube:

http://eusoufamecos.uni5.net/vozesdoradio/vozes/especiais/copa-do-mundo-de-1950-em-porto-alegre/

 

23/Jul/1950 

Em Osório, no balneário de Capão da Canoa é fundado o Capão da Canoa Futebol Clube. (34) Nota:  Capão da Canoa só viria a se tornar municipio em 1982.

02/Dez/1950

Em Garibaldi  é fundado o Clube Esportivo Juventude.  (34)

12/Mar/1951

Em Santa  Rosa   é fundado o    Juventus Atlético Clube. (34)  Nota:  Maiores detalhes da sua  história ver Site do clube .

07/Set/1951

Em Santo Antônio da Patrulha  é fundado o  Grêmio Esportivo Ypiranga. (39)

6/Jan/1953

Em  São Leopoldo, na  localidade de Ivoti,    é fundado o   Sport Club Ivoti . (34)    Nota:   Ivoti só viria a se tornar municipio em  1964

18/Set/1953

Em Osório é fundado o Grêmio Atletico Osoriense (GAO).    Nota : 1)  Maiores detalhes da fundação e dos primeiros tempos do clube ver    www.carlosadib.com.br/gao_index.html  .   2) Maiores informações ver Site do Clube e  Wikipedia.

19/Mar/1954

Em Canoas é fundado o Associação Cultural e Beneficente Estância Velha.

20/Jun/1954

Em Torres, na localidade de Campo Bonito,   é fundado o  Esporte Clube Boa União .  (39)

19/Set/1954

Em Porto Alegre  é inaugurado o Estadio Olímpico Monumental, pertencente ao  Gremio Futebol Porto-Alegrense. Este estádio fica (ou ficavava)   localizado na R.  Carlos Barbosa,  no bairro Azenha. Notas:  1)   Maiores detalhes dessa inauguração  ver  Wikipedia, no Site do  clube e  na  referência (3)!  2)  Para maiores detalhes de como foi toda  a história envolvendo a construção do Estádio Olimpico ver (4). 3)  O Estadio Olimpico foi o 1o. estádio de futebol do RGS  a contar com cabines próprias para transmissão de jogos por emissoras de rádio. (22)   4)  O Estadio Olimpico deixou de ser  o  estadio  principal de futebol do Grêmio  com a inauguração da Arena do Grêmio em 08/Dez/2012, no bairro Humaitá, quando o Gremio enfrentou a equipe do Hamburgo, da Alemanha.  O   Grêmio venceu a partida  por 2x0! 

07/Jan/1955

Em Nova Prata é fundado o Grêmio Esportivo Pratense. (34)

25/Nov/1955

Em Porto Alegre, é fundado o  Esporte Clube Lageado. (34)    Nota:  Maiores detalhes da fundação e  da  história do clube ver  Wikipedia.

25-Fev/18-Mar/1956

As partidas da seleção brasileira realizadas na cidade do México, durante o Campeonato Pan-Americano de Futebol, são retransmitidas pela Rádio Itaí, de Porto alegre,  em convênio com a Rádio Bandeirantes, de São Paulo.  Na ocasião, a Radio Itaí (fundada em 1952) possuia a potência de apenas 1 kW em seus transmissores. (22) Nota:  Nessa competição, o selecionado brasileiro  foi representado por atletas  que jogavam no Rio Grande do Sul.  O Brasil sagrou-se campeão da competição.

14/Jul/1956

Em  Assunção (Paraguai) a equipe do Brasil de Pelotas inicia  a  excursão que efetua  pelos   gramados  de países da América do Sul e América Central. A excursão durou 100 dias (até 24/Out/1950) ; nesse periodo a equipe xavante obteve 16 vitórias, 6 empates e 6 derrotas.  Nota: Maiores detalhes  dessa excursão, ver Site do clube.

25/Ago/1956

Em Pelotas é fundado o Grêmio Esportivo Santa Irene. (34)

15/Nov/1956

Em Vacaria é fundado o Grêmio Esportivo Glória.   

7/Jan/1957

Em Horizontina é fundado a   Sociedade Esportiva Flamengo. (34)

4/Abr/1957  

Em Canoas é fundado o  Canoas Futebol Clube.  

5/Abr/1957

Em  Novo Hamburgo, na localidade de  Dois Irmãos,   é fundado o  Clube Cultural Esportivo Vila Rosa .   Nota:   Dois Irmãos  só viria a se tornar municipio em  1959.

30/Mai/1957

Em Osório, no balneário de Capão da Canoa,   é fundado a Associação Receativa Lagomar. (39)

11/Set/1957

Em Osório, na localidade de Barra do Ouro,  é fundado o  Barra do Ouro Futebol Clube. (39)

15/Ago/1957

Em Agudo é fundado o Atlético Clube Avenida. (34)

31/Ago/1957

Em Veranópolis é fundado o Grêmio Esportivo C. Dalban. (34)

Jun/1958

A Rádio Guaíba, de Porto Alegre é a 1a. emissora gaúcha a transmitir diretamente uma Copa do Mundo de Futebol.  Inaugurada em 30 de abril de 1957, já em meados de 1958, a Radio Guaíba lançava-se no cenário internacional  ao transmitir a Copa do Mundo que foi realizada na Suécia. O locutor dos jogos foi Jorge Alberto Mendes Ribeiro, assessorado por uma excelente  equipe técnica e comercial. Maiores detalhes dessa transmissão,  ver (22)  !  Nota:  Segundo (15), a Rádio Gaúcha  tambem esteve presente na Suécia através de seu  narrador esportivo  Guilherme Sibemberg. Este radialista  fez   parte da equipe esportiva da Rádio Nacional (do Rio de Janeiro)  a qual transmitiu os jogos,  comandando uma grande rede brasileira de emissoras.

04/Jun/1958

Em Santo Antônio da Patrulha  é fundado o  Gremio Esportivo Flamengo .  (39)

8/Ago/1958

Em  Canoas   é fundado o  Rio Grande Futebol Clube.

27/Nov/1958

Em  Bento Gonçalves, no bairrro de São Valentim,    é fundado o  Sociedade Esportiva e Cultural Flamengo.

10/Dez/1958

Em Santo Antônio da Patrulha  é fundado o  América Futebol Clube.  (39)

28/Dez/1958

Em Novo Hamburgo é fundado o Atlético Clube Veterano. (34)

1959

Na cidade de Ibirubá é fundada a Sociedade Atlética Juventude Operária. (34)

18/Mar/1960

Em  Tres de Maio é fundado o  Esporte Clube Botafogo.  Nota:  Maiores detalhes da sua história ver Site do clube.

 17/Out/1960

Em Mostardas   é fundado o   Esporte Clube Internacional do Valim.

 

Fontes de Consulta:

Revistas, Jornais, Almanaques, etc.

(1) Almanaque do Correio do Povo  (Ano  1970)

(2)  Excursão do Grêmio à  América Central  (Zero Hora)    >     http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/page/4/?topo=13%2C1%2C1%2C%2C%2C13

(3)  Estádios da  Baixada, Olímpico e Arena ( Zero Hora)  >   http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2008/12/da-baixada-a-arena-gremio-sai-do-olimpico-para-seguir-crescendo-2349327.html

Livros:

(11)  Gre-Nal  História,  de   José Ney (1977) 

(12)  Na Sombra dos Eucaliptos, de Carlos Lopes dos Santos  (1975)

(13) Campeonato Gaúcho -  68 anos de História, de Claudio Dienstmann (1987) 

(14) Futebol de Passo Fundo, de Marco Antonio Damian (1997)

(15) Os Anos Dourados do Rádio em Porto Alegre, de Sergio Roberto Dillenburg (1990)

Teses de Mestrado, Doutorado, etc.

(21)  Grêmio Esportivo  Força e Luz: Futebol, Trabalho e História -  Marcelo Skowronski,   Ronaldo D. de Moraes e Janice Z. Mazo  (ESEF-UFRGS - 2013).   Nota: Trabalho acadêmico obtido de Site da UFRGS.

(22)  O Futebol no Rádio de Porto Alegre: Um Resgate Histórico (Dos Anos 30 à Atualidade) -   Jamile Gamba Dalpiaz, Dissertação de Mestrado (2002), Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Nota: Trabalho acadêmico obtido de Site da UFRGS.

(24)   Análise da  Alteração da Classe Social Predominante nos Estádios de Futebol a  Partir do Jornal Correio do Povo: O Grêmio e a  Reelitização  -  Pedro Rauber Sirangelo  (Dep. História - IFCH-UFRGS - 2009).   Nota: Trabalho acadêmico obtido de Site da UFRGS.

 

Sites da Internet:

31)   Site da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) > www.fgf.com.br/

32)  Blog de Nilo Dias Tavares  >    http://reliquiasdofutebol.blogspot.com.br/2014_11_02_archive.html

(33)  Campeonato Gaúcho de Futebol (Wikipedia)  >   http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Ga%C3%BAcho_de_Futebol

(34)  Site da Federação Gaúcha de Futebol (FGF)   >   http://www.timesdelbrasil.com.br/rs/times_do_rs.htm 

(35)   Site do Globoesporte   >   http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2012/08/ata-da-fundacao-do-gremio-passa-por-cirurgia-para-exposicao-na-arena.html

(36)  Trajetória de Henrique Poppe Leão   >  http://pt.scribd.com/doc/13930950/A-TRAJETORIA-DE-HENRIQUE-POPPE-LEAO-Texto-Completo

(37)  História do Futebol (120 Anos de Futebol no Brasil)   >  http://cacellain.com.br/blog/?cat=46

(38) História do Futebol (Jogos da Seleção Gaúcha)             >  http://cacellain.com.br/blog/?p=47282

(39) Times do Rio Grande do Sul RS       >      http://timesdors.blogspot.com.br/p/futsal-do-rs.html

(40) Porto Alegre Antigo - O Maior Presente  >  http://lealevalerosa.blogspot.com.br/2010/03/mais-de-porto-alegre-antigo.html

(41)  Do Fundo do Baú - Pioneirismos no Futebol  Brasileiro, de Laercio Becker (2012)  >  http://www.campeoesdofutebol.com.br/leitura/pdf/dofundodobau.pdf

 

 

 

 

 


Voltar