Voltar

                                            

            

                           Astronomia  Educativa

               

 


 Corrigindo Termos e  Conceitos  Inadequados

Nota:  Essa Página foi criada para  elucidar  dúvidas. Por vezes ainda encontramos  em  jornais, revistas não especializadas, etc.  termos inadequados   por falta de um maior conhecimento de quem o  escreveu.  Do mesmo modo, aqui enfocamos alguns erros de conceito que ainda estão arraigados na "cabeça do povo".

Aficcionado:  Usado para designar uma pessoa interessada por Astronomia.  Corrigindo:   O  termo que se deve usar  é  “aficionado”.

-     Astrologia: Ainda usado por muita gente  para designar  a ciência dos astros. Corrigindo: O  termo que se deve usar  é  “Astronomia”.

-    Astrólogo:  Ainda usado por muita gente  para designar  pessoas que se dedicam  ao estudo dos astros. Corrigindo: O  termo que se deve usar  é  “astronômo”.

-    Aurora Boreal:  Usado para designar um fenômeno luminoso em forma de "cortina ondulante"  visível nas regiões polares norte e sul.  Corrigindo:   Deve  se usar  “aurora boreal”   quando ocorre  na região polar  norte e “aurora austral”  quando ocorre na região polar sul.

-    Conglomerado:  Usado para  designar  um  conjunto de estrelas que estão muito próximas no espaço. Corrigindo:   O termo que se deve usar é “aglomerado”.

 -   Constelação:  Termo ainda utilizado para  um grupo  de estrelas que parecem formar uma figura no céu. Corrigindo: Deve ser entendido que "constelação"  deve  designar - em um sentido muito  mais amplo -    uma determinada área do ceu; o céu foi dividido pelos astrônomos  em 88 áreas (ou  88 constelações). 

-    Grandeza:  Termo que se usava antigamente (e ainda é usado por alguns escritores) para medir o brilho de uma estrela. Corrigindo:  O  termo que se deve usar  é  “magnitude”.

-   Inverno:  Estação mais fria do ano.  Grande parte das  pessoas ainda acha    que isso é decorrente pelo fato de que, nessa época,  a  Terra estar  mais longe do Sol. Corrigindo:  O Inverno  (e as outras estações)  ocorrem  devido ao fato de que o eixo (imaginário) da Terra ser  inclinado em relação  ao plano de sua órbita.

-  Meteorito -  Termo utilizado por algumas pessoas para  designar um fenômeno celeste luminoso visível  geralmente à noite. Corrigindo:  O termo que se deve usar  é "meteoro".

 -  Verão:  Estação mais quente  do ano.  Grande parte das  pessoas ainda acha    que isso é decorrente pelo fato de que, nessa época,  a  Terra estar  mais perto do Sol. Corrigindo:  O Verão (e as outras estações)  ocorrem  devido ao fato de que o eixo (imaginário) da Terra ser  inclinado em relação  ao plano de sua órbita.


  Voltar