Voltar

                                            

            Atividades  Astronômicas 

                 

 



 

80 Anos do Meteorito de Putinga -RS  (1937-2017)

 

Dia 16  de agosto de 1937, em um domingo,  realizava-se na vila de Putinga  as festividades  em homenagem ao São Roque, padroeiro local.  Putinga então pertencia ao municipio de Encantado. Repentinamente por volta de 16h30min, enquanto ainda  estavam  dedicados inteiramente aos assuntos da festa,  algo inusitado aconteceu que abalou os fieis: o  som de uma grande explosão.    Um meteorito  cruzando  pelo ceu da região, sofreu um abalo interno e  desagregou-se em vários pedaços, deixando um rastro de fumaça no ceu que foi-se dissipando com o passar do tempo. Ninguem sabia o que tinha acontecido. Apesar de  cairem   inumeros pedaços do corpo celeste, ninguem se feriu visto que a ruptura do  meteorito ocorreu   sobre a zona rural da localidade.   Pedaços de até 45 kg  do meteorito foram encontrados.  Portanto o que realmente ocorreu nesse dia  foi uma verdadeira "chuva de meteoritos". 

Entre as amostras  que  encontramos do meteorito,  uma estava  em poder do já  falecido  Dr. Hardy Grunewaldt, médico morador de Arroio  do Meio.  Em 11/Jun/1994  membros da SARG (Sociedade Astronômica Rio-Grandense) foram a Arroio do Meio para conversar com o citado que nos mostrou sua coleção de  meteoritos oriundos de  diversos países.   Ver fotos abaixo. 

 

Pedaço do Meteorito de Putinga

 

 Dr. Hardy  Grunewaldt

 

Pintura   de  Gisela Shinke, de Estrela,  que   ilustra a   passagem do meteorito pelo céu  da  região.  Este quadro tambem pertence ao acervo do citado médico.

 

 
 

 

 

 

 

Abaixo  tem-se  alguns   artigos e videos  que tratam do assunto:

-   Meteorito Putinga -   https://pt.wikipedia.org/wiki/Meteorito_Putinga

-   Meteorito de Putinga  -    http://www.ufrgs.br/museumin/pormet.htm

-    Quedas de Meteoritos -  http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef004/20041/Sonia/meteoritoputinga.html

-   O Meteorito de  Putinga  -  https://www.youtube.com/watch?v=s2P6IZY3yXA   (há outros videos disponiveis no Youtube sobre o assunto)

 



  Voltar