Voltar  (Pag. criada em Fev/2018)

                                            

                 Atividades Astronômicas   

               

 


Aos  Iniciantes  em Observação Astronômica

 

Nota Geral:  Esta Página serve para  orientar os iniciantes em observação astronômica; ou seja, a Página é  dedicada apenas  para aquelas pessoas que gostariam de observar os corpos e fenômenos celestes, mas que não sabem como começar. Quatro capitulos serão abordados:

1) Noções Básicas de Astronomia

2) Observação a Olho Nu

3) Observação com Binóculos

4) Observação com Telescópios

 

1) Noções Básicas de Astronomia

Para  fazer observações astronômicas e tirar proveito disso, o interessado deve ter um conhecimento mínimo sobre o assunto. Deve estar sabendo  fatos  básicos  como:

-   Que mesmo durante o  dia  os corpos celestes (planetas, estrelas, etc.) estão espalhados pelo céu, mas não podem ser vistos porque a  luz solar não permite!- 

-   Que o sistema solar é formado pelo Sol, planetas e corpos menores (satélites de planetas, asteróides, cometas, etc). 

-   Que o Sol é uma estrela; portanto um corpo que tem luz própria e  que a Lua, os  planetas e outros corpos  do sistema solar apenas refletem a luz solar.

-   Que a  Terra está  girando de  oeste para leste; por isso o Sol e as estrelas  surgem  no horizonte  Leste!

-  Que a Terra   está orbitando  em torno do Sol  e que por isso as estrelas visiveis  de cada noite  vão se alterando.

-  Que as  estações do ano ocorrem porque o eixo de rotação  (imaginário) da Terra está inclinado em relação ao plano da sua órbita.

-  Que a Lua  está orbitando em torno da  Terra e  que sua área iluminada vai se alterando  porque a configuração Sol-Lua-Terra  também vai mudando.

-  Que a Lua mostra a mesma face para a Terra porque o tempo de cada  rotação lunar  é igual  ao tempo que a Lua leva  para dar a volta completa em torno da  Terra.

-  Que os eclipses lunares  só ocorrem quando a Lua passa na sombra da Terra; portanto só podem ocorrer em noites de  Lua Cheia.

-  Que os eclipses  solares  só ocorrem quando a Lua está  alinhada com o Sol;  portanto só podem ocorrer  em dias de  Lua Nova.

-   Que o céu foi dividido em 88  áreas  bem definidas e  cada uma dessas áreas  é chamada de "Constelação". 

-   Que há diferença entre Constelação e Asterisma: "Constelação do Cruzeiro do Sul "(é uma área do céu) e "Asterisma do Cruzeiro do Sul" (é a figura de uma cruz).

 -  Que o eixo (imaginário) de rotação da Terra sempre está apontando para os mesmos pontos do ceu que são o Polo Celestial Norte (PCN) e o Polo Celestial Sul (PCS).    

-   Que as estrelas estão sempre girando em torno de um eixo (imaginário)  que liga o Polo Celestial Norte (PCN) e o Polo Celestial Sul (PCS).

-    ......................................

-    ....................................

-    .....................................

Nota:  Outros fatos básicos que o iniciante deveria saber para poder entender melhor o comportamente dos corpos celestes serão incluidos posteriormente.

.

Continua >   Observação a Olho Nu

 


  Voltar