Voltar


 

           Atividades Observacionais 

             

 


 

Fenômenos Naturais Atmosféricos

Comentários: Nesta Página o Autor  registra   os  fenômenos naturais  ocorridos  na atmosfera que foram visualizados ou fotografados. O Autor sugere que ao se tomar fotos dessas  manifestações da  natureza  através de câmeras digitais que se procure utilizar a maior resolução disponível na câmera, pois os objetos, embora  sejam bem  brilhantes para o olho humano, ficam  um tanto fracos nas fotos, visto que as  câmeras fotográficas (mais comuns)  só fazem   registros  de  imagens instantâneas. 

 

16/Jan/2006

Em Tramandaí,  é  observado  e  registrado  em uma série de   fotografias  um tipo incomum de  nuvem.  A formação de nuvem  atmosférico foi  observada  entre 9  e  10  horas (Hora Local, de Verão).    Trata-se de um tipo de nuvem isolada  chamada  de   "núvem em rolo" ou  Soliton. Na ocasião,   essa nuvem  se deslocava horizontalmente  de oeste para leste e  aparentemente  parecia  girar  em torno do eixo longitudinal (comprimento). Ver fotografias.   Notas: 1)  Esse tipo de  formação de nuvem  é  encontrada mais comumente  no Golfo da Carpentária, norte da Austrália onde é chamada  de  "Morning Glory".  2)  Mas já foram  observadas  em outros locais tais como   no norte do Canadá (Sable Island)  e na Ilha da Madeira.  Na Ilha da Madeira, este tipo de nuvem  costuma aparecer na época de  Natal. 3)  As fotos  foram tomadas com uma câmera digital   de 6.0 megapixels,  com uma resolução de  2  MB.

Vista   longitudinal  da  núvem   tipo   rolo

 

  Nota-se, nessas 3 fotos,  que o setor  da  núvem  sobre  o  quiosque azul  parece estar girando de cima para baixo.  

  18/Fev/2006

Em Tramandaí    é fotografado um notável  duplo  arco-íris  curvando-se sobre o mar  no  final da tarde. As fotos abaixo estão  em ordem  sequencial  conforme foram tiradas.  No arco   interno  se nota  que  há   diferença  de   tonalidade do céu  entre o interior (mais claro)  e  o exterior  (mais escuro).  Notas:   1) As fotos abaixo foram processadas  pelo  "photoshop"  para  melhor  destacar   as cores e o contraste. 3)  As fotos  foram tomadas com uma câmera digital   de 6.0 megapixels,  com uma resolução de  2  MB.   

 

 

 

  11/Jan/2008

Em Tramandaí,  é  registrado novamente  através de  uma série de   fotografias  o reaparecimento  da núvem "tipo rolo"  ou Soliton  . Ver  16/Jan/2006.   Essa  formação de núvem  foi  observada  por  volta das  9   horas (Hora Local, de Verão) se deslocando de oeste   para  leste.  Porém, diferentemente do que ocorreu em 2006, dessa vez a nuvem se dissipou  antes de passar pelo local onde estava  o Autor.  Nas fotos abaixo é mostrada a  nuvem em deslocamento;  ela  estava  posicionada  a sudoeste  do local  onde se  encontrava o autor, movimentando-se de oeste para leste.  No comparativo com as demais  núvens, verifica-se que  a  núvem  tipo rolo   se desloca   a uma altura  bem mais próxima do solo.  Notas:  1)    Nas fotos foi utilizado o processo de "photoshop" para dar mais realce  ao formato da núvem.    2)  As fotos abaixo foram tomadas com uma câmera digital   de 6.0 megapixels,  com uma resolução de  2  MB.    

Foto  da nuvem tipo  rolo

Detalhe da foto anterior, mostrando apenas a extremidade  esquerda da nuvem

 

  22/Nov/2008

Em Tramandaí um formidável arco-íris  é visualizado e  fotografado  ao final da tarde sobre o mar.  As fotos foram  tomadas entre  19h20min e 19h50min (Hora Local, de Verão), mas o arco-íris somente desapareceu totalmente as 20h05min.   Dessa vez, o arco-íris  mostrou-se  completo sem qualquer  interrupção.   Nota-se pelas fotos  1 e 2  que  a ponta sul do arco-íris  parece  estar  mergulhando dentro d'água  e  não  linha do horizonte.  Esse fato era mais perceptível  a olho nu do que mostram as fotos.  Nota-se  pelas fotos  3 e 4  que o   arco-íris (ponta norte) se deslocou  em relação ao horizonte, avançando mais para norte.  Todas  as   fotos  foram   processadas pelo "photoshop"  para  ficarem com maior contraste. A altura  do arco  no seu ponto máximo (foto 5) foi estimada  em  45  graus.  Em certos momentos se viu a olho nu   que  o  arco-íris secundário (exterior) acompanhava (ver foto 6)   o arco principal  (o interior) em toda a sua extensão, de ponta a ponta.   Evidentemente  o arco secundário era bem mais fraco do que o arco principal. Nota:  Todas  as fotos   foram tomadas com uma câmera digital  de 6 megapixels, sendo que as fotos  1,2 e 3  foram tomadas  com uma  resolução de 2 MB  e as demais com 6 MB.

Foto 1 

Foto 2  (tomada com zoom ou aproximação)

 

Foto 3  (2 MB às   19h20min

Foto  4  (6MB  às 19h45min

 

Foto 5 mostrando a parte superior do arco-iris

Foto 6 mostrando arco-iris secundário (exterior)

 

 

  16/Fev/2009

Em Tramandaí  um outro  arco-íris  é visualizado e  fotografado  ao final da tarde sobre o mar, no leste.  As fotos abaixo  foram  tomadas entre  18h30min e 18h35min  (Hora Local).  Conforme  fotos  abaixo, nesse período,    o arco-íris  mostrou-se  incompleto,  não encostando no horizonte.   Nota-se pelas fotos  que  o brilho  do arco não é  constante.    Nota-se  que as  fotos mostram uma série de raias, não necessariamente  iniciando a partir arco; parece-me  que elas vem de fora do arco,  embora elas se destaquem bem  mais no interior  do arco. Todas as raias parecem convergir para o mesmo que seria o centro do arco.   As  3   fotos da direita   foram   processadas pelo "photoshop"  para  ficarem mais escuras e  com maior contraste  de modo a poder ressaltar melhor  as raias mencionadas.   Nota:  Todas  as fotos   foram tomadas com uma câmera digital  de 6 megapixels,  na melhor  qualidade de resolução.

Foto 1 -  canto direito do arco-iris (foto normal)

Foto 2 - canto  direito  do arco-iris  (foto processada)

 

Foto 3 - parte superior do arco-iris   (foto normal)

Foto  4 - parte superior do arco-iris   (foto processada)

 

Foto 5 - canto esquerdo do arco-iris (foto normal)

Foto 6 - canto esquerdo  do arco-iris (foto processada)

 

 

  28/Jan/2014

Em Tramandaí  um arco-íris  é visualizado e  fotografado  ao final da tarde sobre o mar, no leste.  A foto abaixo  foi tomada as 17h10min (Hora Local).   Notas:  1) A fotografia foi tomada com   uma câmera digital  Sony de 4,1  megapixels,  na melhor  qualidade de resolução.  1) A foto  foi  processada  pelo "photoshop"  para  ficar com maior contraste  de modo a poder ressaltar melhor  as cores do arco-iris.  3)  Na ocasião o Sol estava a 39 graus de altura sobre o horizonte oeste.

 

 

  11/Jul/2016

Em Tramandaí   é visualizado  ao final da tarde um pouco acima do horizonte leste, sobre o mar,  um   circulo luminoso (fenômeno atmosférico) com as cores do arco-iris.  Ao buscar a câmera  e fotografar o  circulo, as 17h15min (horário local),  notei que  ele já  não apresentava mais a forma circular,  havendo uma  extensão  na direção sul.    Notas: 1) A fotografia abaixo da esq.   foi tomada com   uma câmera digital  Sony de 4,1  megapixels,  na melhor  qualidade de resolução.  2) A foto  foi  processada  pelo "photoshop"  para  ficar com maior contraste  de modo a poder ressaltar melhor  as cores do arco-iris.  3)  A dir. mostra-se um detalhe da foto, destacando-se   o   circulo luminoso. 4)  Examinando  no  Cybersky,  a altura do sol (no noroeste) naquele momento, verifiquei que era de 4 graus o que  pareceu-me  corresponder à mesma altura do  circulo luminoso visualizado no leste.

 

 

  Voltar